Exposição do concurso “Santiago Castelo” patente em Montemor-o-Novo

A Exposição do V Prémio Internacional de Fotografia “Santiago Castelo” foi inaugurada ontem, dia 4, na Galeria Municipal de Montemor-o-Novo.

Esta exposição, patente até 30 de maio, compreende um conjunto de 24 obras finalistas apresentadas ao concurso, que decorreu em 2021, com trabalhos fotográficos selecionados de entre os 110 que concorreram, podendo agora ser apreciados, particularmente os que foram premiados com o primeiro prémio e com a menção de honra.

A inauguração da mostra contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, Olímpio Galvão, e dos vereadores Henrique Lopes, Sílvia Santos e António Pinto Xavier. Da CCDR Alentejo, participou a vice-presidente Carmen Carvalheira, acompanhada por Sandra Jorge, Rui Mendes, Catarina Franco e Mário Simões. A iniciativa contou ainda com a participação de Ana Rita Pinto, da CCDR Centro; Esperanza Diaz Garcia, vice-presidente do Centro UNESCO da Extremadura; e Montaña Hernandez, do Gabinete de Iniciativas Transfronteiriças da Junta da Extremadura. Igualmente presentes estiveram António Danado e André Banha, em representação da União de Freguesias de Vila, Bispo e Silveiras.

Esta é uma iniciativa do Centro Unesco de Extremadura e da Direção Geral de Ação Exterior da Junta de Extremadura, através do Gabinete de Iniciativas Transfronteiriças, que promoveram, pelo quinto ano consecutivo, o prémio Internacional de Fotografia em homenagem a Santiago Castelo. Este prémio reforça a sua natureza transfronteiriça entre Espanha e Portugal, tendo como tema o património natural e cultural da Eurorregião EUROACE (Alentejo – Centro de Portugal – Extremadura).

O prémio é patrocinado pela Direção Geral de Ação Exterior do Governo Regional da Extremadura, através do Gabinete de Iniciativas Transfronteiriças, com a participação das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo e do Centro, e com financiamento europeu através do programa Interreg VA (POCTEP).