A Oficina da Criança de Montemor-o-Novo preparou, no Parque Urbano da cidade, durante a manhã uma banca onde os mais jovens, juntamente com as famílias, puderam fazer crachás e pintar t-shirts alusivas ao 25 de abril.
Maria Galego, responsável pelo espaço da Oficina da Criança de Montemor-o-Novo explicou que neste parque foram preparadas várias atividades para as famílias, “com as nossas brincadeiras que nós normalmente cedemos para à população para brincar”, acrescentando que para além destas atividades lúdicas, “temos pintura de t-shirts, que já usámos há uns anos atrás”. Esta atividade teve como objetivo “pintar uma t-shirt com o tema “25 de abril”, ou aquilo que mais desejarem”, podendo, no fim da atividade, levá-la para casa, como recordação.
[shc_shortcode class=”shc_mybox”]
Também no Parque Urbano estiveram presentes elementos da “União de Resistentes Anti Fascistas”, revela Maria Margarida Machado, desta União, que durante a manhã ensinaram “a fazer cravos de papel”, naquela banca.
Este, para Maria Margarida Machado, é um dia para “viver com alegria mas não podemos esquecer a quem devemos a liberdade”, relembrando as vidas que se perderam nesta altura, “temos exemplos na nossa terra, o Germano Vidigal e o Zé Adelino dos Santos”, cujos retratos estavam presentes na banca. Para além de ser aprender a fazer cravos de papel, era ainda possível comprar “o livro “Elas Estiveram nas Cadeias Fascistas”, onde está a Maria Lourença Cabecinha, aqui de Montemor”, acrescentando que estas iniciativas são uma boa forma de relembrar e “viver a democracia com muita alegria e não a deixar acabar”.
As atividades continuam ao longo da tarde. Inaugura, às 15 horas, na Oficina da Criança, a exposição “A Vez dos Adultos” e a partir das 17 horas, no Auditório da Biblioteca Municipal de Montemor-o-Novo, decorrerá a Sessão Solene de Celebração dos 48 anos da Revolução de 25 de abril. O dia termina no Curvo Semedo com um concerto de Dino d’Santiago, às 21:30 horas.
[/shc_shortcode]