Domingo de Páscoa celebra-se hoje por todo o país

Hoje é domingo de Páscoa, uma celebração cristã comemorada anualmente. Esta é considerada uma das festas mais importantes para os cristãos, pois celebra a ressurreição de Jesus Cristo, que morreu com o intuito de libertar a humanidade do pecado.

O padre Morais, um dos párocos no concelho de Montemor-o-Novo revela um pouco da história desta celebração que “já na Antiguidade se celebrava o início da primavera e o o começo de uma vida nova, com rituais próprios, quer das populações nómadas, quer depois das já sedentárias”.

Referindo-se à Bíblia, nomeadamente aos dados do Antigo Testamento, o pároco refere que a Páscoa é colocada como “a celebração de um grande acontecimento dos povo de Israel, a libertação do Egipto, do poder do Faraó”, relembrando que, “na tradição judaica, a Páscoa celebra este grande momento de libertação”, sendo vontade de Deus que exista um povo livre e que sempre escuta as preces dos crentes.

Para os cristãos, “a nova Páscoa é a ressurreição de Jesus, é a sua passagem da morte à vida”, alertando para “aquilo que parece ser a maior contradição da natureza humana, que é morrer, ganha um significado positivo quando Jesus ressuscita e abre os horizontes da eternidade”.

O padre Morais convida ainda a que se tenha esperança, pois “apesar de à nossa frente se apresentarem tantos cenários de morte, a vida é possível”, sendo a “ressurreição de Jesus que dá sentido à nossa história de cada dia”. Para terminar, o padre Morais deseja “a todos os ouvintes da Rádio Nova Antena, uma Santa e Feliz Páscoa”.

Esta celebração, considerada uma das mais importantes para os cristãos, marca o fim da chamada Semana Santa, que se inicia no Domingo de Ramos e termina no Domingo de Páscoa.