No próximo dia 1 de maio, das 10 horas às 17 horas, a “Canoagem e Companhia”, permite à população alugar material para praticar canoagem, na Barragem dos Minutos, em Montemor-o-Novo.
É necessária ser feita reversa através do contacto 965 421 999
A Procissão da Ressurreição do Senhor decorreu, esta manhã de Domingo de Páscoa, 17 de abril, em Elvas, tendo partido da Igreja da Misericórdia e percorrido as ruas do centro histórico da cidade.
Numa organização da Santa Casa da Misericórdia de Elvas, esta procissão encerrou as celebrações da Semana Santa.
As imagens e vídeo para ver aqui:
Dia 22 de abril será promovida uma ação de sensibilização sobre o Montado, a partir das 9 horas e até 13:30 horas, na StartUp de Montemor-o-Novo. Mais tarde será realizada uma visita ao viveiro da Marca-adl, das 15 horas às 16:30 horas.
A ausência de regeneração natural é uma das principais ameaças e preocupações na gestão dos Montados e por isso, fomentar e conduzir a regeneração natural do Montado é fundamental para revitalizar estes ecossistemas.
Quais as principais vantagens e como se deve fazer? O que é recomendado e o que se deve evitar? Esta ação de sensibilização, dirigida a técnicos, produtores e público em geral, pretende ser uma primeira abordagem a este tema e conta com a experiência do ICNF.
No final do dia será ainda possível aprender mais sobre a reprodução em viveiro de arbustos e árvores do montado, com o apoio da MARCA – adl.
As inscrições são gratuitas mas devem ser feitas até dia 18, através do email agenda21local@cm-montemornovo.pt.
Quem visitar Sousel, bem como os restantes municípios do Alto Alentejo, até ao dia 24 deste mês, pode degustar, nos mais de 100 restaurantes aderentes, pratos à base de borrego, como é o caso do Assado lento de borrego com acelgas, confecionado pelo chef Jorge Peças (na foto), natural de Sousel.
Luís Rosinha, presidente da câmara de Campo Maior, valoriza a integração “de todos os municípios neste projeto que dá destaque aos produtos endógenos da região, como é o caso do borrego”.
De acordo com Martinho Azinheira, vice-presidente da câmara municipal de Alter do Chão, a vila tem um prato bastante característico feito à base de borrego: “temos a tradição do ensopado de borrego com arroz amarelo, uma vez que leva açafrão, e é confecionado, sobretudo, na altura da Páscoa”.
Esta quinzena gastronómica irá ocorrer todos por altura da Páscoa, com o intuito de apoiar a economia local e contribuir para o desenvolvimento turístico de Sousel e da região.
Hoje é domingo de Páscoa, uma celebração cristã comemorada anualmente. Esta é considerada uma das festas mais importantes para os cristãos, pois celebra a ressurreição de Jesus Cristo, que morreu com o intuito de libertar a humanidade do pecado.
O padre Morais, um dos párocos no concelho de Montemor-o-Novo revela um pouco da história desta celebração que “já na Antiguidade se celebrava o início da primavera e o o começo de uma vida nova, com rituais próprios, quer das populações nómadas, quer depois das já sedentárias”.
[shc_shortcode class=”shc_mybox”]
Referindo-se à Bíblia, nomeadamente aos dados do Antigo Testamento, o pároco refere que a Páscoa é colocada como “a celebração de um grande acontecimento dos povo de Israel, a libertação do Egipto, do poder do Faraó”, relembrando que, “na tradição judaica, a Páscoa celebra este grande momento de libertação”, sendo vontade de Deus que exista um povo livre e que sempre escuta as preces dos crentes.
Para os cristãos, “a nova Páscoa é a ressurreição de Jesus, é a sua passagem da morte à vida”, alertando para “aquilo que parece ser a maior contradição da natureza humana, que é morrer, ganha um significado positivo quando Jesus ressuscita e abre os horizontes da eternidade”.
O padre Morais convida ainda a que se tenha esperança, pois “apesar de à nossa frente se apresentarem tantos cenários de morte, a vida é possível”, sendo a “ressurreição de Jesus que dá sentido à nossa história de cada dia”. Para terminar, o padre Morais deseja “a todos os ouvintes da Rádio Nova Antena, uma Santa e Feliz Páscoa”.
Esta celebração, considerada uma das mais importantes para os cristãos, marca o fim da chamada Semana Santa, que se inicia no Domingo de Ramos e termina no Domingo de Páscoa.
[/shc_shortcode]
Hoje, às 8.30 horas, há Cycling para Todos, um passeio de cicloturismo que necessita de inscrição prévia.
Às 10.30 horas, há visita às queijarias de Rio de Moinhos, uma atividade sujeita a marcação prévia. À mesma hora, há animação de rua em Rio de Moinhos.
Pelas 15.30 horas, há espetáculo de música popular, com os De Moda em Moda.