Programa Biobairros nas Escolas de Montemor-o-Novo

O Município e o Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo (Escola Secundária e Escola Básica de São João de Deus, ambas com cantina escolar), iniciaram um projeto piloto de compostagem.

Este projeto traduz-se na instalação de duas “ilhas de compostagem”, constituídas por três contentores para reciclagem dos resíduos orgânicos, que vão permitir que as cascas e restos de legumes produzidos nas cantinas, sejam previamente separados pelas funcionárias e que os colocam diariamente no compostor. Depois, semanalmente, uma equipa do município procede às tarefas de monitorização, como por exemplo, revolvimento dos resíduos, verificação de humidade e temperatura, adição de ramos e folhas secas, etc.

A preparação deste projeto, contou com a experiência e dados recolhidos na Escola de São Mateus onde há vários anos, se realiza a compostagem dos resíduos da cantina escolar, aplicando o composto (produto final) nos espaços exteriores da escola. Atualmente, pretende-se demonstrar a possibilidade de reproduzir esta solução nas duas maiores cantinas escolares do concelho.

Trata-se de uma ação piloto, incluída no Programa Biobairros – Da Terra á Terra através da compostagem, com o co-financiamento do Fundo Ambiental, que tem como objetivo valorizar a matéria orgânica (cascas, restos de fruta e legumes, folhas, ervas, relva, etc.). Os resultados do projeto contribuem, também, para a Estratégia SMEA- Semear em Montemor-o-Novo uma Estratégia Alimentar, reduzindo os impactos da alimentação.