U. Montemor perde 0-2 com Juventude e complica manutenção

Este domingo, 10 de abril, o Grupo União Sport (GUS) recebeu no Estádio 1.º de Maio o Juventude de Évora, em jogo referente à 3.ª jornada da série k Manutenção, do Campeonato de Portugal. O GUS perdeu por 0-2, com ambos os golos a serem marcados na 1.ª parte, numa vitória sem contestação por parte do Juventude que é, sem dúvida, a melhor equipa desta série, tendo sido superior em todo o jogo, sobretudo na 1.ª parte, já que na 2.ª parte, nomeadamente após as expulsões, geriu a partida a seu belo prazer!

Para este derby alentejano, a equipa do Grupo União Sport apresentou-se no limite, com duas ausências de peso, ou seja, os jogadores mais desequilibradores – David Teixeira e Miguel Serrano – foram baixas para este jogo. O jogo iniciou com equilíbrio, mas com o Juventude a mostrar desde logo a sua superioridade. Aos 15 minutos, numa excelente jogada pelo lado direito, o capitão do Juventude Marcos Soares correspondeu bem e com um remate seco inaugura o marcador, sem hipótese para Nuno Brás. Com 30 minutos decorridos, o Juventude dominava, com o União a não conseguir criar jogadas dignas de nota. Aos 35 minutos, Nuno Brás fez 3 defesas consecutivas, impedindo o ampliar do marcador para o Juventude. Aos 42 minutos, com o GUS a reclamar um fora de jogo, Sibusiso apareceu na cara de Nuno Brás e carimbou o 0-2. Ao intervalo, o Juventude vencia bem, demonstrando ser superior ao União. Para a 2.ª parte, o treinador do GUS alguma teria de fazer, pois o União não conseguia incomodar o guarda-redes Lucas Bento.
A 2.ª parte iniciou com uma alteração para o União, com Bruno Machado a ser rendido por Igor Lucas. O União quase que entrava a marcar nos segundos 45 minutos, mas não teve sorte, com um tirasso de Diogo Sandes a ir ao poste. O jogo estava mais dividido na 2.ª parte, quando Shinga entrou na área e rematou para mais uma bela intervenção de Nuno Brás. Aos 62 minutos, o União ficou reduzido a 10 unidades, com Diogo Sandes a ver o segundo amarelo. Aos 65 minutos, dupla alteração no Juventude, com Perez e Ricardo Oliveira a substituírem Sibusiso e Tomás Lima. Pouco depois, seria o União a efetuar também dupla alteração, com Luís Madeira e Edi Castro a entrarem para os lugares de João Nobre e Cassamá. Na formação da casa, aos 72 minutos, Ricardo Bernardo rende Leonardo.
O Juventude, após a expulsou, geriu o jogo a seu belo prazer, com o União a não conseguir perigar a baliza à guarda de Lucas Bento. Aos 85 minutos, no Juventude, Digas entrou para o lugar de Welisson. Aos 88 minutos, o União fica reduzido a 9 em campo, com o central Wiliam Gomes a ser expulso. Aos 89 minutos, Miguel Batista e Ricardo Oliveira ainda foram a jogo na equipa forasteira, rendendo Shinga e Gonçalo Batista. O jogo iria chegar ao seu término, com a vitória a pertencer a Juventude, que mostrou ter mais e melhores argumentos do que o União, tendo um plantel mais apetrechado.

Resultados:
Campeonato de Portugal série k Manutenção JORNADA 3:
U. Montemor 0-2 Juventude Évora, Barreirense 0-1 Serpa

Campeonato de Portugal Série K Manutenção  2021/2022
Posição Clube jogos V E D GM GS Pts
1 Juventude 3 3 0 0 5 1 9
2 Serpa 3 2 0 1 2 1 6
3 Barreirense 3 0 1 2 3 5 1
4 U. Montemor 3 0 1 2 2 5 1

Gestão da Praça de Touros de Estremoz entregue à TTE

Na manhã do passado sábado, dia 2 de Abril, o Museu Berardo Estremoz recebeu a Cerimónia de Concessão da Praça de Touros de Estremoz à Tertúlia Tauromáquica de Estremoz (TTE).

Perante uma sala cheia de homens e mulheres ligados ao mundo da tauromaquia, para além de diversos aficionados, o Presidente da Câmara Municipal de Estremoz, José Daniel Sádio, referiu ser este “um dia muito importante para Estremoz e para a sua tauromaquia”. O edil estremocense salientou que no âmbito do projeto da autarquia para a tauromaquia, foi sempre intenção criar “uma nova fase, com um projeto com uma base sólida e não um projeto casuístico, e que vivesse anualmente de corridas que correm bem e que correm mal”.

José Daniel Sádio explicou o porquê do lançamento do concurso público “limitado a associações de Estremoz, porque com todo o respeito por todos os agentes que desenvolvem esta atividade fora de Estremoz, serão os de Estremoz que mais brio têm e mais vontade têm para que a Praça de Touros de Estremoz volte a ter o espaço e o respeito que teve durante muitos anos”.

Ainda segundo o autarca, as linhas gerais do concurso, para além do projeto idealizado a três anos e o número mínimo de eventos, incluir a garantia para o Município de Estremoz “de que quem vai usufruir e organizar, possa de alguma forma comparticipar na manutenção da praça, com a inclusão de um valor base de renda, para acautelar o que não foi feito nos últimos anos”. Asseverou ainda estar “muito entusiasmado com o projeto”, achando que “Estremoz ganhou com este concurso e ambas as associações comprometeram-se com o melhor que podiam dar para Estremoz”.

Durante a sua intervenção, José Daniel Sádio mostrou ainda várias imagens onde é notório o estado de degradação a que chegou a Praça de Touros de Estremoz, que vai obrigar a autarquia a realizar “um investimento grande”, dando a garantia de que a mesma se encontrará “alindada e funcional” a 30 de Abril, e que situações como as que mostrou não acontecerão “daqui a três anos”.

Marco Pernas, Presidente da TTE, associação que vai gerir os destinos do tauródromo estremocense durante os próximos três anos, explicou durante a sua alocução o projecto que a TTE tem para a Praça de Touros de Estremoz, e que passa, no ano de 2022, pela realização da Corrida de Touros da Fiape, de uma novilhada de oportunidade aos novos, a realizar em Junho ou Julho, e a organização da Corrida de Touros inserida no programa das Festas de Setembro.

Para o triénio 2022/2024, e tendo como principal objetivo a “promoção da tauromaquia”, a TTE pretende organizar, por alturas do Carnaval, uma garraiada cómica, com oferta de ingressos pelas escolas do concelho, a realização de vários treinos de forcados e de demonstração de toureio, e por ocasião das Festas de Setembro, organizar duas garraiadas, com a receita a ser dividida pelos Bombeiros Voluntários de Estremoz, pelo Clube de Futebol de Estremoz, e pela CERCIEstremoz, e nas temporadas seguintes por outras instituições sociais. A TTE quer ainda organizar no final de cada temporada, o Dia do Aficionado, que será um dia preenchido por colóquios, almoço convívio e um evento taurino.

A TTE pretende ainda criar uma parceria com uma empresa de restauração, para que no anexo à Praça de Touros de Estremoz, seja criado diariamente um espaço de convívio para aficionados, onde poderão ser degustados os produtos regionais e os vinhos de Estremoz, e onde poderão ser visionadas as touradas espanholas. No âmbito desta parceria, será incluída a realização, na esplanada do recinto, eventos de fado, cante alentejano e flamenco.

Ainda durante a sua intervenção, Marco Pernas não esqueceu os quase 10 anos em que a TTE esteve “vetada” da organização de eventos taurinos na cidade, apesar das várias propostas apresentadas, quer à OPE, quer à autarquia estremocense.

O Presidente da TTE terminou referindo esperar que “os aficionados voltem a preencher as bancadas da nossa bonita praça de touros. Nós tudo iremos fazer para devolver a afición a Estremoz, pois estamos cá para servir a festa e não para nos servirmos da festa como outros o fizeram até aqui”.

Antes da assinatura do acordo entre a autarquia estremocense e a TTE, foi apresentada a primeira Corrida de Touros levada a cabo nesta “nova vida” da centenária Praça de Touros de Estremoz.

A apresentação da corrida, que se realiza na tarde do dia 30 de Abril, sábado, pelas 17 horas, esteve a cargo de Margarida Cardoso, filha do malogrado empresário tauromáquico António Cardoso “Nené”, em representação da “Toiros e Tauromaquia”, empresa que irá colaborar com a TTE na organização dos eventos tauromáquicos na Praça de Touros de Estremoz.

Para lidar um imponente curro de touros da Herdade de Pégoras, estarão em praça os cavaleiros de alternativa Luís Rouxinol, no ano em que celebra 35 anos de alternativa, Marcos Bastinhas e António Prates, e o cavaleiro amador estremocense Francisco Cortes Jr., que irá lidar um novilho igualmente da Herdade de Pégoras.

As pegas estarão a cargo do Grupo de Forcados Amadores de Évora, capitaneados por João Pedro Oliveira, e do Grupo de Forcados Amadores de Monforte, liderados pelo estremocense Nuno Toureiro.

Dois detidos por furto de materiais de construção em Reguengos de Monsaraz

Dois homens, de 28 e 41 anos de idade, foram detidos na passada quinta-feira, 7 de abril, pelo Comando Territorial de Évora, através do Destacamento Territorial de Reguengos de Monsaraz, por furto de materiais de construção, no concelho de Reguengos de Monsaraz.

No seguimento de uma denúncia a dar conta de um alegado furto de materiais de construção numa obra, os militares da GNR deslocaram-se de imediato para o local, onde surpreenderam os suspeitos em flagrante. No decurso das diligências policiais foram recuperadas tábuas de cofragem e um andaime, material utilizado na construção civil, tendo sido ainda apreendida uma viatura ligeira de passageiros, onde se encontrava o material furtado.

Os detidos, com antecedentes criminais por ilícitos da mesma natureza, foram constituídos arguidos, e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Reguengos de Monsaraz.

Férias da Páscoa com atividades para os mais novos em Viana do Alentejo

As férias da Páscoa vão ser sinónimo de brincadeira, animação e aventura no concelho de Viana, no âmbito do programa de férias educativas, que decorre de 11 a 14 de abril.

A “Oficina Aberta – Pausa Letiva da Páscoa 2022” irá juntar crianças das três freguesias entre os 6 e os 13 anos, num programa que, para além de muitas surpresas, tem agendada uma visita de estudo ao Museu da Bolota, em Portel, e um workshop de confeção de amêndoas da Páscoa.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

As inscrições, limitadas, irão decorrer de 1 a 7 de abril no Balcão Municipal, na Câmara Municipal, no Pólo da Biblioteca, em Aguiar, e na Delegação da Câmara, em Alcáçovas.

O programa de atividades para as crianças das três freguesias é da responsabilidade do Município de Viana do Alentejo e conta com o apoio do CLDS 4G e da Associação Terra Mãe.

[/shc_shortcode]

Monsaraz recebe prova do campeonato nacional de Windsurf

O Centro Náutico de Monsaraz vai receber de 11 a 16 de abril a primeira prova do calendário nacional de Formula Windsurf Series. A competição no Lago Alqueva está integrada também no Campeonato da Europa de Formula Foil.

Na cerimónia de abertura do campeonato, que decorre no dia 11 de abril, pelas 18.30 horas, vai atuar a Banda da Sociedade Filarmónica Harmonia Reguenguense. O programa para o público integra diariamente passeios de balão e no dia 13 de abril, pelas 23 horas, uma sessão no Observatório do Lago Alqueva para observação do céu na Reserva Dark Sky Alqueva.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

A primeira largada está prevista para dia 12 de abril, às 11 horas, se o vento estiver entre o intervalo mínimo e máximo indicado nas regras da classe para decorrerem as regatas. O Campeonato Nacional de Formula Windsurf Series tem seis provas, nomeadamente a única que vai ser disputada em água doce no Lago Alqueva, seguindo-se as competições em Viana do Castelo (13 a 15 de maio), Lagoa (2 a 5 de junho), Lagos (10 a 12 de junho), Cascais (1 a 3 de julho) e Ponta Delgada (14 a 18 de setembro).

As Formula Windsurf Series são organizadas pela Associação Formula Windsurfing Portugal e pela International Windsurfing Association sob a égide da Federação Portuguesa de Vela e com o apoio do Município de Reguengos de Monsaraz na prova que vai decorrer no Lago Alqueva.

[/shc_shortcode]

União de Freguesias distribui bens pelas associações montemorenses

A União de Freguesias de Nossa Senhora da Vila, Bispo e Silveiras, voltou a distribuir alguns materiais (brinquedos, roupas, livros), ainda no âmbito da Campanha “Cada Criança Um Rei”.

André Banha, vogal nesta união de freguesias explica que “esta é uma campanha realizada há alguns anos, pela Junta de Freguesia, pretende, acima de tudo, fazer uma recolha de roupas, brinquedos, livros”, e mais tarde, doar a associações montemorenses.

Após os bens serem entregues nas Escolas de Montemor, “é feita uma seleção, em conjunto com o movimento associativo, neste caso, a Porta Mágica e a Cercimor que vão escolher os materiais que querem, as roupas que querem, para depois fazermos essa distribuição”, revela o vogal.

A campanha decorreu de novembro a dezembro, sendo mais tarde distribuídos, “o primeiro conjunto de materiais, foi feita a seleção pela Porta Mágica e a Cercimor e fomos também distribuir, com os sobrantes, acabámos por, à imagem dos anos anteriores, distribuir na Associação Chão dos Meninos, em Évora”, adianta André Banha.

“Cada Criança Um Rei” superou as expectativas, tendo entregue bens a associações Montemorenses, como Cerci e Porta Mágica e ainda a Associação Chão dos Meninos, em Évora.