ZINKO atuou sábado no Castelo de Montemor

No passado sábado, 2 de abril, pelas 19h00, na Igreja de Santa Maria do Bispo, situada no Castelo de Montemor-o-Novo, e inserido no festival “Descobre o Teu Interior”, decorreu um Concerto com ZINKO (Solist Ao Vivo).

O DJ e Produtor montemorense apresentou ao vivo Solist, o seu trabalho mais extenso de sempre, criado em 2020, durante a pandemia.

O evento decorreu no âmbito do Festival Descobre o Teu Interior, da plataforma Gerador.

Transição de competências do SEF para GNR e PSP prossegue

O processo de transição de competências do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) para a Guarda Nacional Republicana (GNR) e para a Polícia de Segurança Pública (PSP) prossegue esta quarta-feira, dia 6 de abril, com o início do primeiro Curso de Formação de Fronteiras para os militares da GNR, informa o Ministério da Administração Interna em Comunicado.

Um total de 18 formadores e nove orientadores de estágio do SEF vão ministrar o curso a 44 militares da GNR, na Escola da Guarda em Queluz, a que se seguirá um estágio nas fronteiras marítimas de Lisboa, Funchal e Leixões.

O curso de formação a 44 polícias da PSP vai iniciar-se no dia 18 de abril, seguindo-se um estágio nas fronteiras aéreas de Lisboa, Faro e Funchal.

O início deste processo formativo é “fundamental para garantir uma transferência de competências sustentada e eficaz, no âmbito da reestruturação do SEF”, pode ler-se ainda.

Centro Distrital de Évora da Segurança Social visita Montemor-o-Novo

No dia 1 de abril, no âmbito da iniciativa “Maissocial”, o Centro Distrital de Évora da Segurança Social, visitou o concelho de Montemor-o-Novo.

Nos Paços do Concelho, a comitiva liderada por José Domingos Ramalho, Diretor do Centro Distrital de Évora, foi recebida por Olímpio Galvão, Presidente da Câmara, Sílvia Santos, Vereadora com os Pelouros da Ação Social e Saúde, e Pedro Bento, Adjunto do Presidente. Depois, ao longo do dia, foram visitadas algumas instituições de Montemor.

Da parte da manhã, foram visitados o Serviço Local da Segurança Social, a Casa João Cidade e a Santa Casa da Misericórdia de Montemor-o-Novo.

Ao início da tarde, decorreu uma visita à Porta Mágica e, pelas 17h00, no Hospital de S. João de Deus, decorreu a Inauguração das unidades de Média Duração e Reabilitação, Longa Duração e Manutenção e Residência de Apoio Moderado em Saúde Mental do Instituto S. João de Deus.

Esta é uma iniciativa que está inserida no objetivo estratégico de “reforçar a confiança na segurança social”, pelo qual o Centro Distrital de Évora propõe-se a dinamizar encontros entre dirigentes e técnicos da Segurança Social e das Instituições Particulares de Solidariedade Social do distrito, que se traduzirão em jornadas de trabalho técnico que, numa perspetiva de proximidade, procuram estreitar o relacionamento entre a Segurança Social e as entidades parceiras, visam identificar eventuais constrangimentos, apresentar soluções e esclarecer questões ou constrangimentos verificados no terreno.

Obesidade na infância em destaque no “De Boa Saúde”

A obesidade é um problema de saúde pública e as evidências científicas mostram que as consequências desta patologia na infância, como a hipertensão ou a diabetes, acabam por acompanhar a criança ao longo de toda a vida.

Os dados revelam que a incidência de diabetes tipo 1 entre a população pediátrica está a aumentar e a doença renal diabética continua a ser a principal causa de insuficiência renal a nível mundial.

De acordo com o médico Pintão Antunes, na edição desta semana do “De Boa Saúde”, a obesidade é “a maior calamidade da humanidade moderna e civilizacional”, até porque, lembra, em países de África ninguém é obeso.

“A grande culpa é dos pais e é do Estado, porque o Estado tinha a obrigação de criar condições para que os técnicos de saúde tivessem tempo para educar os pais, mas os pais também de ser educados e não reativos”, diz ainda o médico, que garante ainda que obesidade “arrasta” consigo a diabetes tipo 2, que, há coisa de 50 anos, “quase não existia”.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, são consideradas com excesso de peso, as crianças cujo Índice de Massa Corporal está entre os percentis 85 e 97, e acima destes valores com obesidade. O sedentarismo e a alimentação inadequada são fatores de risco para o desenvolvimento de obesidade, contudo ambos são possíveis de controlar.

Dez distinções para azeites portugueses no 11º Concurso Internacional da Ovibeja

Os azeites portugueses receberam dez distinções no 11º Concurso Internacional de Azeite Virgem Extra – Prémio CA Ovibeja , em resultado das provas realizadas nos dias 31 de março e 1 de abril, pelo júri internacional que se reuniu em Beja.

Na categoria de Frutado Maduro os azeites de Portugal ganharam os três primeiros prémios e as três menções honrosas atribuídas. Na categoria de Frutado Verde Ligeiro o 1º e o 2º prémios foram ganhos por portugueses, assim como uma menção honrosa. Um azeite português integra ainda a categoria de Frutado Verde Médio, com uma menção honrosa.

No que diz respeito à categoria de Frutado Verde Intenso foram os azeites espanhóis os que arrecadaram a maioria dos lugares premiados: 1º, 2º e 3º lugares, assim como duas menções honrosas.

Quanto aos azeites provenientes do Hemisfério Sul, foram atribuídos à Argentina o grau ouro e o grau prata.

A organização do 11º Concurso Internacional de Azeite Virgem Extra – Prémio CA Ovibeja recebeu este ano cerca de uma centena de azeites de 11 nacionalidades diferentes. Os membros do júri, presidido por José Gouveia, representaram também vários países produtores de azeite.

A entrega dos prémios aos vencedores está agendada para a Ovibeja, no dia 23, às 12.30 horas, no Pavilhão Terra Fértil, Auditório ACOS. A organização do Concurso é da responsabilidade da ACOS com o apoio da Casa do Azeite e o patrocínio exclusivo do Crédito Agrícola.

Feirinha de Artesanato no Mercado Municipal

Durante a manhã de sábado, 2 de abril, decorreu no Mercado Municipal de Montemor-o-Novo, uma “Feirinha de Artesanato”.

Esta feira é uma forma de promover a atividade artesanal local e teve como objetivo a exposição, divulgação, promoção e venda de produtos confecionados artesanalmente pretendendo dar destaque aos negócios locais e apoiar os artesãos.

Participaram na iniciativa a Associação de Artesãos A Ciranda, Branca das Neves e Francisco Godinho.

Recordamos que o artesanato é reconhecido como um dos fatores de desenvolvimento pelo seu potencial e impactos diretos e indiretos, na economia local, dando um reconhecimento social e artístico, através da divulgação e promoção dos seus produtos.

Dia Internacional dos Monumentos e Sítios celebrado em Montemor

Dias 15 e 16 de Abril, o Município de Montemor-o-Novo, assinala o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios. Nestes dois dias há entradas gratuitas no Centro Interpretativo do Castelo de Montemor-o-Novo.

Dia 16 de abril, pelas 11h, tem lugar uma Visita Guiada ao Núcleo Museológico do Convento de São Domingos, numa iniciativa que pretende dar a conhecer os núcleos museológicos existentes no Convento de São Domingos, em Montemor-o-Novo: arqueologia, etnografia, arte sacra, cerâmica e tauromaquia, bem como aspetos do edifício conventual e igreja.

Também a 16 de abril, às 14h30, há visita ao rio Almansor, de forma a entender a geologia do rio, através de uma visita às suas margens, com os geólogos Ícaro Dias da Silva e Francisco Pereira.

A visita tem a duração 2,5 horas. Estas visitas são gratuitas, mas sujeitas a inscrição prévia no Posto de Turismo de Montemor-o-Novo.

Montemor continua com Unidade Especial de Recolha de Resíduos Perigosos

Montemor-o-Novo continua até, dia 08 de abril, a Unidade Especial de Recolha de Resíduos Perigosos , da GESAMB, no Rossio, junto à Praça de Touros, da cidade. Esta unidade tem como objetivo sensibilizar a população para que se dê um destino seguro ao fluxo de resíduos domésticos perigosos.

Henrique Lopes, vereador na Câmara Municipal de Montemor-o-Novo explica que esta é “uma iniciativa pioneira da GESAMB em colaboração com os vários municípios do distrito de Évora”, sendo Montemor-o-Novo um dos parceiros, neste projeto.

O vereador explica que “esta iniciativa é importante porque hoje nas nossas casas existem resto de materiais e objetos com produtos tóxicos, inflamáveis, corrosivos e até contaminantes que precisam de um fim seguro”, sendo que objetos como “restos de tinta, telemóveis, baterias de carros, entre outros”, devem ser depositados neste contentor.

Esta unidade, que permite dar um destino a materiais “que no seu uso normal, devidamente manuseados, não são perigosos, mas quando se tornam resíduos, podem ser”, estará em Montemor-o-Novo até dia 8 de Abril, no Rossio, junto à Praça de Touros.