Neste domingo, 20 de março, muito chuvoso, realizou-se a 1.ª jornada da Série K Manutenção do Campeonato de Portugal, com o Grupo União Sport (GUS) a empatar a 2 bolas no Estádio 1.º de Maio com o Barreirense, num jogo muito difícil, num terreno extremamente complicado, com o empate a surgir para o GUS ao cair do pano, colocando justiça no marcador. No outro jogo desta série o Juventude Évora ganhou 1-0 ao Serpa.
Sobre a partida que a Rádio Nova Antena acompanhou com relato, damos nota da presença de cerca de 3 dezenas de adeptos que vieram do Barreiro. O Barreirense iniciou a partida num domínio consentido por parte da formação da casa. O União entrou bem e chegou à vantagem logo aos 9 minutos, na sua primeira chance, em jogada de insistência com David Teixeira a cruzar para Bruno Machado servir de cabeça Eze, que encostou para o golo inaugural da partida. O Barreirense denotava muitas dificuldades, enquanto que o União efetuava um jogo inteligente. Aos 36 minutos, também na primeira oportunidade que teve, o Barreirense chegaria à igualdade, após cruzamento da direita, com Rui Társio a aparecer ao 2.º poste para o golo do empate. O União, após sofrer o golo, parece que desligou, com o Barreirense a ser mais perigoso e a estar muito perto de dar a cambalhota no marcador, com Diogo Brito na cara de Nuno Brás, a falhar uma oportunidade de ouro. Após estar bem na partida, e controlar o jogo durante 35 minutos, o União esteve nervoso e passou por dificuldades, sendo que os últimos 10 minutos da 1.ª parte foram de total domínio do Barreirense.
A 2.ª parte, arrancou com a substituição de Igor Lucas, por lesão, com Mangerico a entrar. O GUS voltou a entrar bem na 2.ª parte. Aos 58 minutos, parece ficar por assinalar uma grande penalidade, com um jogador do Barreirense a abrir os braços tocando na bola. As condições climatéricas ajudavam ao piorar do estado do relvado do 1.º de Maio, e a partida pedia músculo, por isso, aos 60 minutos, no União, Edi e Ricardo Bernardo renderam David Teixeira e Capela. Aos 62 minutos, o Barreirense efetua também dupla alteração, com Cajó e Gonçalo Serrão a entrarem para os lugares de Gonçalo Santos e Leonardo. O relvado ficava cada vez mais difícil e João Guerra voltava a mexer, aos 74 minutos, com Denilson a entrar para o lugar de Miguel Serrano. Aos 75 minutos, o Barreirense fez entrar Ricardo Pires para o lugar de David Joshua. Aos 80 minutos, o Barreirense consegue a cambalhota no marcador, aproveitando uma infelicidade dos centrais alvinegros que perderam a bola, com Cajó a receber a aproveitar para fazer a festa, num golo caído do céu. Depois aconteceu um momento de verdadeira infelicidade, com Edi a sofrer uma lesão grave, após entrada feia de um adversário. Na sequência da lesão de Edi, o massagista do Barreirense prontificou-se a auxiliar, no entanto, ficou com o pé preso e também lesionou-se com gravidade. Gerson Cassamá entrou então a substituir Edi. Já nos descontos, aos 50 minutos, e já depois de uma grande oportunidade, o União alcança o empate e coloca alguma justiça no marcador, através de um golo de William Gomes. Tendo em conta as condições climatéricas e o estado do terreno, sobretudo na 2.ª parte, foi um jogo de lotaria e aceita-se a partilha de pontos.
U. Montemor empata 2-2 com Barreirense no arranque da fase de manutenção
Orluis Aular vence 39ª Volta ao Alentejo em Bicicleta
O venezuelano Aular terminou à frente do espanhol Xabier Azparren, da Euskaltel-Euskadi, sendo José Neves, da W52-FC Porto, o melhor português, ao terminar na terceira posição.
Na derradeira etapa, o sprint de Évora, Lobato levou a melhor sobre Daniel Freitas, da RP-Boavista, e João Matias, da Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados.
Vila Viçosa assinala os 375 anos da Padroeira de Portugal
Os 375 anos da proclamação de Nossa Senhora da Conceição como Padroeira de Portugal vão ser assinalados em Vila Viçosa nos próximos dias 25 a 27.
O programa de dia 25, sexta-feira, contempla, às 18 horas, uma eucaristia do Dia da Anunciação do Senhor, no Santuário de Nossa Senhora da Conceição; no mesmo loval, às 21 horas, tem lugar o concerto pelo grupo “Asr Encontro”.
A 26 de março, domingo, estão programadas, às 21 horas, procissão e eucaristia: saída da Igreja dos Agostinhos para o Santuário de Nossa Senhora da Conceição, seguida de eucaristia presidida pelo arcebispo Dom Rino Fisichella, presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização.
Por fim, no domingo, dia 27, entre as 10 e as 17 horas, decorre a exposição “Três Coroas, a mesma Padroeira”, com as coroas de Nossa Senhora da Conceição (Vila Viçosa), Nossa Senhora de Fátima e Nossa Senhora do Sameiro (Braga); e, às 10.30 horas, há uma eucaristia presidida por Dom José Ornelas, bispo de Leiria-Fátima e presidente da Conferência Episcopal Portuguesa.
Saiba como evitar os sacos de plástico
Todos os anos, são produzidos cerca de 58 milhões de toneladas de plástico na Europa, 40% dos quais para embalar produtos. Em Portugal, quanto à produção de plástico, cada pessoa gera 31 quilos de resíduos de plástico por ano, de acordo com a Comissão Europeia.
Segundo Maria Inês Alvarenga, jurista na Deco Alentejo, caso se esqueça de um saco para transportar as compras, ou queira optar por uma solução mais amiga do ambiente, um possibilidade passa por deixar de pesar frutas e legumes com saco “põe as maçãs na balança e cola, numa delas, a etiqueta com o valor a pagar”. Outra possibilidade é “aproveitar uma caixa vazia por exemplo”, acrescenta Maria Inês Alvarenga, “não só se aproveita uma caixa que já não tinha utilidade e que pode ser aproveitada para fazer trabalhos manuais, com os miúdos lá em casa”.
Maria Inês Alvarenga deixa ainda uma última dica sustentável, “utilizar um saco de plástico dos frescos”, para transportar todas as compras, no entanto tem de ser aproveitado posteriormente.
Pode parecer uma missão impossível mas há pequenos passos que pode dar todos os dias para contribuir para uma redução na quantidade de resíduos gerados.
Rugby: Rugby Clube de Montemor perde com Técnico por 7-76
Teve lugar neste sábado, 19 de março, a conclusão da 20.ª jornada da Divisão de Honra. O Rugby Clube de Montemor jogou em casa com a formação do Técnico, perdendo por 7-76.
Resultados da 20.ª Jornada
São Miguel 13-28 CDUL (18/03)
Cascais 20–19 Belenenses
RC Montemor 7–76 Técnico
A. Coimbra 20–38 Agronomia
CR Évora 15–49 CDUP
SL Benfica 22–33 Direito
Arraiolos recebe nova Unidade Especial de Recolha de Resíduos Perigosos
Arraiolos será o próximo concelho do distrito de Évora a receber, em 2022, a nova Unidade Especial de Recolha de Resíduos Perigosos (UER2P) da GESAMB – Gestão Ambiental de Resíduos, a 21 março.
Esta é uma unidade que tem como objetivo sensibilizar a população para que se dê um destino seguro e diferenciado ao fluxo de resíduos domésticos perigosos.
[shc_shortcode class=”shc_mybox”]
Numa região com dificuldades de acessos, como existem no Alentejo, esta solução inovadora e itinerante vem promover melhores práticas às populações mais afastadas.
Depois de Évora, Mourão e Reguengos de Monsaraz e Alandroal será a vez de Arraiolos receber esta nova Unidade Especial de Recolha de Resíduos Perigosos (UER2P) da GESAMB – Gestão Ambiental de Resíduos.
[/shc_shortcode]
Celebra-se o Dia Internacional da Felicidade
Rir é o melhor remédio e em Dia Internacional da Felicidade, a Rádio Nova Antena assinala este dia com Sabrina Tacconi, Master Trainer de Yoga do Riso que explica quais as vantagens que as sessões de riso podem ter na vida de uma pessoa.
Hoje celebra-se o Dia Internacional da Felicidade, uma data que visa promover a felicidade das pessoas e mostrar como este é um sentimento é fundamental para o bem estar.
Segundo Sabrina Tacconi explica que “este é um dia importante de assinalar porque nós precisamos, neste momento, de sentirmo-nos mais alegres”, algo que pode ser descoberto a partir da procura desta felicidade. São várias as técnicas que podem ajudar a manter um equilíbrio emocional, tais como “praticar desporto, yoga, meditação”, adianta a Master Trainer.
Graças a alguns minutos de gargalhadas segundo a Master Trainer, “mesmo que o meu riso não seja verdadeiro, estou a dizer ao meu cérebro que eu estou bem”, soltando assim todas as hormonas da felicidade. Sabrina garante que “esses minutos de gargalhadas vão fazer com que o nosso dia e perspetiva mudem completamente”.
Sabrina Tacconi explica como funciona uma sessão de Yoga do Riso, “uma dinâmica de riso de grupo de 45 minutos a uma hora, onde nós estamos a trabalhar o nosso riso induzido”, atividade que pode ser feita também sozinho. Esta é uma sessão que conta com “uma parte interativa em pé”, seguindo depois para “uns minutos de dança porque dançar também ajuda no processo de encontrar a felicidade”, que continua mais tarde com “a meditação do riso”.
Sabrina aconselha ainda a retirar objetos que tragam memórias negativas do seu ambiente, “aquelas peças ou objetos que não trazem boas memórias, deve trocar”, adianta. Manter “hábitos saudáveis, o mais possível, além da boa alimentação e exercício”, ajudam a manter a boa disposição. A Master Trainer encoraja a que se comece esta atividade, com apenas 5 minutos de riso, todos os dias, durante uma semana, sendo possível, a partir dai, ver melhorias.
A Master Trainer entende que “é um bocado estranho rir sozinho, do nada, mas é simplesmente começar”, incentivando assim a que se pratique o riso.
Estudos revelam que Portugal é um dos países mais infelizes da Europa. Numa escala de 0 a 10, Portugal apresenta uma avaliação média de felicidade de 5,1. Portugal é até o terceiro país europeu com maior uso de antidepressivos.
A criação do Dia Internacional da Felicidade surge por sugestão do Butão, um pequeno reino budista localizado nos Himalaias sendo assim possível a assinalar e promover a felicidade, no mundo.
Volta ao Alentejo: Orluis Aular reforça liderança no contrarrelógio de Castelo de Vide
Há apenas dois ciclistas venezuelanos na 39ª Volta ao Alentejo Delta Cafés, mas ambos têm concentrado as atenções e repartido vitórias nas etapas já realizadas. Ontem, Orluis Aular (Caja Rural-Seguros RGA) repetiu a vitória como aconteceu no primeiro dia e reforçou a liderança ao triunfar no contrarrelógio de Castelo de Vide.
Partindo com três segundos de vantagem para a penúltima etapa, Aular, campeão desta especialidade na Venezuela em 2019, rubricou o melhor tempo nos 8,4 quilómetros e ainda ganhou dois segundos ao principal adversário, Xabier Azparren (Euskaltel.Euskadi) o que dilatou a diferença na classificação geral para cinco segundos. “É uma grande motivação estar na liderança. Fiz um bom contrarrelógio e agora estou a desfrutar do momento. Aproveitamos a oportunidade”, disse sorridente. Sobre o último dia, o venezuelano acredita que pode sair vencedor da “Alentejana”, mas precisa de estar atento porque a vantagem é pouca. “Muita coisa pode acontecer, mas confio na equipa e vamos defender a Camisola (Amarela)”, concluiu Orluis Aular após descer do pódio onde além de envergar nova Camisola Amarela Delta Cafés também repetiu a Camisola Vermelha Correio da Manhã dos Pontos.
Ao gastar os mesmos dois segundos que Azparren, José Fernandes (W52-FC Porto) foi terceiro classificado no crono e o melhor português do dia saltando para a terceira posição da geral a 24 segundos da liderança.
As etapas de contrarrelógio costumam revirar várias contas e o que se passou entre os principais candidatos a inscrever o nome na lista de ilustres vencedores do principal evento desportivo da região já aqui foi ilustrado. Falta acrescentar as mudanças na classificação da juventude. O espanhol Pelayo Sanchez (Burgos- BH) chegou ao primeiro lugar entre os corredores mais novos e vestiu a Camisola Branca CMTV destronando Rodrigo Caixas (LA Alumínios-Credibom-Marcos Car) que mantém a Camisola Verde Carclasse Jaguar do Prémio da Montanha.
A 39ª Volta ao Alentejo Delta Cafés chega ao fim este domingo após quase 725 quilómetros e cumpridas cinco etapas. O quinto e derradeiro dia tem um percurso de 171,9 quilómetros, a começar em Castelo de Vide, às 11h30. O destino é Évora. A Praça do Giraldo no centro histórico da cidade património mundial da humanidade vai acolher o pelotão e consagrar os diversos vencedores. Com metas volantes em Estremoz, Vila Viçosa e Redondo, além das bonificações de tempo à chegada prevê-se mais uma etapa muito rápida.