“Narrativas” de Casa João Cidade em cena na sexta-feira

No dia 8 de março, a Casa João Cidade, completou 20 anos de existência.

De forma a celebrar este aniversário realiza-se no próximo dia 18 de março, pelas 21 horas, no cineteatro Curvo Semedo, o espetáculo “Narrativas”, um trabalho desenvolvido pelos clientes deste centro de atividades.

A iniciativa conta ainda com diversas surpresas e com os convidados musicais: “Ecos do Monte”, Grupo de Acordeões “Puxa o Fole” da AFAB e Inês Villa Lobos.

A Comunidade Sócio-Terapêutica Casa João Cidade é uma IPSS dirigida a jovens e adultos com deficiência intelectual sediada em Montemor-o-Novo.

Detido por tráfico de estupefacientes em Viana do Alentejo

O Comando Territorial de Évora, através do Posto Territorial de Viana do Alentejo, no dia 12 de março, deteve um homem de 24 anos por tráfico de estupefacientes, no concelho de Viana do Alentejo.

No decorrer de uma ação de patrulhamento, os militares da Guarda detetaram uma viatura suspeita estacionada junto de um posto de abastecimento combustível. No decorrer da ação de fiscalização, os militares da Guarda verificaram que os ocupantes da viatura demonstraram um comportamento nervoso, tendo sido realizada uma revista pessoal de segurança aos mesmos e uma busca ao veículo.

No seguimento da ação policial foram apreendidas 8,4 doses de canábis e 12,3 doses de haxixe, culminando na detenção de um dos suspeitos e na elaboração de um auto de consumo de estupefacientes, que foi remetido para a Comissão para a Dissuasão da Toxicodependência (CDT).

O detido foi constituído arguido, e os factos foram remetidos para o Tribunal Judicial de Évora.

Action Day do Ano Europeu da Juventude esta sexta-feira em Évora

Decorre o Ano Europeu da Juventude 2022, cuja entidade responsável em Portugal pela dinamização das respetivas atividades é o Instituto Português do Desporto e Juventude.

De acordo com a Decisão do Parlamento Europeu e do Conselho, cabe a cada Estado-membro organizar iniciativas que concorram para a concretização dos objetivos estabelecidos, motivo pelo qual foi envolvida toda a estrutura do IPDJ, nomeadamente as suas Direções Regionais, bem como os diversos parceiros ligados ao domínio da juventude.

O Ano Europeu da Juventude tem quatro objetivos principais: destacar a forma como as transições ecológica e digital proporcionam oportunidades para jovens, ajudar os/as jovens a tornarem-se cidadãos/ãs ativos/as e empenhados/as; promover oportunidades ao alcance dos e das jovens; e integrar uma perspetiva da juventude nas políticas da União.

Desta forma, a Direção Regional do IPDJ Alentejo, em colaboração com a FNAJ, CNJ e respetivas autarquias, irá realizar em três escolas desta região um Action Day, o qual pretende ativar as comemorações deste Ano Europeu da Juventude 2022, junto dos jovens estudantes e estabelecimentos de ensino.

No Alentejo, este Action Day irá concretizar-se amanhã, 18 de março, pelas 11 horas, na Escola Secundária André de Gouveia, em Évora; no próximo dia 22, na Escola Secundária D. Manuel I, em Beja; e no dia 23 na Escola Secundária de Ponte de Sor.

Rui Veloso Trio em Montemor no sábado

Rui Veloso Trio vai estar em palco no próximo sábado, dia 19 de março, às 21:30 horas, no Cineteatro Curvo Semedo, em Montemor-o-Novo.

Neste concerto intimista Rui Veloso será acompanhado por mais dois guitarristas, Alexandre Manaia e Eduardo Espinho.

As portas abrem às 21 horas e para mais informações deve aceder à pagina da Bilheteira Online, do Município.

Biobairros: da terra à terra através da compostagem em Montemor

Está a decorrer a segunda Semana Aberta da Compostagem nas Freguesias, até dia 19 de março.

O projeto decorre em Cabrela, São Cristóvão, Silveiras e Casa Branca, freguesias que irão receber um compostor doméstico podendo, a partir deste, reciclar as cascas e as folhas, sem sair de casa.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Durante a primeira Semana da Compostagem, que decorreu de 23 a 27 de fevereiro, foram recebidas 68 inscrições para cedência de compostores, tendo-se destacado as aldeias do Ciborro e de Cortiçadas de Lavre, com mais de 20 inscrições.

A Semana Aberta da Compostagem é uma ação de rua , promovida pela Câmara Municipal, que prevê deslocações a todas as freguesias para promover a compostagem doméstica, com o financiamento do Fundo Ambiental/programa biobairros, numa parceria com as Juntas de Freguesias e com o projeto Re-Planta/Missão Cascas Solidárias da Gesamb, EIM.

[/shc_shortcode]

VI Semana da Bolota começa no sábado em Montemor

A VI Semana da Bolota começa este sábado dia 19 e decorre até dia 27 de março, em Montemor-o-Novo. Esta é uma iniciativa que pretende celebrar e promover este produto tão característico do concelho.

Assim, no sábado, no Largo Bento de Jesus Caraça, junto ao Mercado Municipal de Montemor-o-Novo, das 9 horas às 17 horas, irá haver mostra e venda de produtos de bolota, estando presentes entidades como Tia Dulce Doces e Licores Artesanais, Cooperativa Usuários do Freixo do Meio, Moinho de Pisões, Pastelaria Estudantil, Associação Espaço Vipa 1051 (José Luis Araújo, Vergadas Aromáticas e Susana Nunes).

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Entre as 10 horas e as 12 horas há atividades para crianças onde estas podem criar de personagens de bolota. Está ainda programado um atelier de bijutaria com produtos do montado com Ângela Martins, das 14:30 horas às 16:30 horas.

Ainda neste sábado, no Mercado Municipal estará patente o Stand Re-Planta que pode ser visto das 9 horas, às 17 horas.

[/shc_shortcode]

Vila Viçosa assinala 400 anos da primeira edição de “Os Lusíadas”

Os 400 anos da publicação da primeira edição de “Os Lusíadas”, obra épica de Luís de Camões, vão ser assinalados em Vila Viçosa, entre os próximos dias 21 e 27.

O programa começa a 21 de março, segunda-feira, com as comemorações do Dia Mundial da Poesia, com várias atividades em frente ao busto de Florbela Espanca: às 10 horas, declamação de poemas de Florbela Espanca e sonetos de Luís de Camões, com as participações do Agrupamento de Escolas de Vila Viçosa, Grupo de Amigos de Vila Viçosa e Fundação da Casa de Bragança; às 11 horas, intervenção de Jorge Serafim, com textos de Florbela Espanca; às 12 horas, poetas espanhóis recitam Florbela Espanca; 15 horas, atuação dos petas populares Liseta Martinho e José Venâncio; e, entre as 16 e as 17 horas, um Alentejo de Honra.

Na terça-feira, dia 22, às 15 horas, no Museu-Biblioteca da Casa de Bragança, há um colóquio sobre a Camoniana e a inauguração de uma exposição sobre Luís de Camões e “Os Lusíadas”. A 23 de março, quarta-feira, há dois concertos do Carrilhão, de Constância Lvsitanvs: às 10 horas no Terreiro do Paço e às 18 horas na Praça da República. Na quinta-feira, dia 24, às 17,30 horas, no Salão Rosa do Marmoris Hotel, abre a exposição dos trabalhos concorrentes ao Prémio de Pintura Henrique Pousão, que inclui uma sessão de flamengo, com artistas da Estremadura espanhola.

A 25 de março, sexta-feira, às 18 horas, realiza-se a Anunciação do Senhor, uma celebração religiosa no Santuário de Nossa Senhora da Conceição; e, às 21 horas, no mesmo local, há o concerto com “ARS Cantata”. O sábado, dia 26, é preenchido com uma homenagem a Luís de Camões.

Este programa encerra a 27 de março, domingo, entre as 10 e as 17 horas, com a exposição “Três Coroas, a mesma Padroeira”, com as coroas de Nossa Senhora da Conceição (Vila Viçosa), Nossa Senhora de Fátima e Nossa Senhora do Sameiro (Braga); e, às 10.30 horas, há uma eucaristia presidida por Dom José Ornelas, bispo de Leiria-Fátima e presidente da Conferência Episcopal Portuguesa.

EB 2,3 São João de Deus recebe “já comeste fruta?”

A Escola Básica de São João de Deus em Montemor-o-Novo recebeu a atividade “já comeste fruta hoje”.

Esta atividade da necessidade de incentivar os jovens a consumir mais fruta diariamente. De forma a aproveitar o ano internacional da fruta, celebra-se a fruta criando a atividade de prova de frutas, abordando a importância de comer fruta, a quantidade de micro e macro nutrientes que a fruta dá, contribuindo para o bom funcionamento do corpo, sobretudo em idade de crescimento.

A atividade contou ainda com a colaboração do UCC Monte Mor, do Centro de Saúde de Montemor-o-Novo, através de uma enfermeira da Saúde Escolar.

Montemor recebe “Descobre o Teu Interior” em abril

“Descobre o Teu Interior 2022”, organizado pela plataforma independente Gerador, é o primeiro festival itinerante pelo interior de Portugal, que começa no dia 31 de março e, durante 16 dias, pretende levar concertos e atividades artísticas e culturais a oito territórios do país.

O festival vai passar dois dias em cada um dos oito municípios do interior, contando sempre com uma programação ao vivo, digital, adaptando-se às características locais.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Montemor-o-Novo, Vila Viçosa, Viana do Alentejo, Beja, Constância, Pombal, Mesão Frio e Mêda são os municípios que vão receber a segunda edição, agora em formato presencial, do “Descobre o Teu Interior 2022”.

Quanto às atividades estão programados 16 dias de atividades, com mais de 70 iniciativas. O festival estará no dia 31 de março e 1 de abril em Beja, seguindo para Viana do Alentejo, nos dias 1 e 2 de abril. Montemor-o-Novo recebe o festival a 2 e 3 de Abril, viajando o “Descobre o Teu Interior 2022” até Vila Viçosa nos dias 8 e 9 de abril. Nos dias 9 e 10 de Abril será a vez de Constância receber este evento, seguindo, mais tarde, para Pombal, a 20 e 21 de abril. Mesão Frio recebe a iniciativa a 22 e 23 de Abril, terminando o festival em Mêda, nos dias 23 e 24 de Abril.

O cartaz para os 16 dias de festival conta com nomes como Benjamim, Tó Trips, Surma, Afonso Cabral, Labaq, Hélio Morais e Beatriz Pessoa. Desde visitas guiadas, conferências, musica e workshops, este festival conta com uma vasta programação.

Esta é uma iniciativa paga, tendo o bilhete para todo o festival o custo de 40 euros, enquanto que, para as atividades programadas apenas para um município é de 14 euros. Quanto às iniciativas a realizar em formato online terão o custo de 9 euros para a totalidade do festival.

[/shc_shortcode]

Abate de pinheiro na zona da mata do Castelo de Montemor

Foi abatido, no dia 14 de março, na mata do Castelo de Montemor-o-Novo, um pinheiro de grandes dimensões que se encontrava tombado sobre parte da muralha do castelo.

Assim para evitar que caísse, ou danifica-se a muralha, as equipas de ambiente, espaços verdes e proteção civil, apoiadas pelo carro com plataforma elevatória dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo, realizaram a intervenção, zona da mata do Castelo, a plantação de novas espécies arbóreas, incluindo pinheiros.

Raide Hípico de homenagem a Valerie Clarke de regresso a Estremoz

A Quinta do Carmo, na Glória, em Estremoz, será palco, este sábado e domingo, da quinta edição do Raide Hípico Valerie Clarke, numa organização do Município e da Associação Hípica de Estremoz.

A prova, que tem uma componente internacional, era, até então, disputada em São Bento do Cortiço, localidade onde Valerie Clarke viveu, segundo revela o presidente da Associação Hípica de Estremoz, João Rodrigues.

O raíde, que nos dois últimos anos não se realizou, devido à pandemia, está assim de regresso, sendo que João Rodrigues tem esperança que possa ter uma boa adesão. Para já, e tendo em conta que as inscrições estão abertas até amanhã, é ainda incerto no número de participantes, por mais que saiba que há praticantes brasileiros e espanhóis inscritos. O prémio em jogo neste raide hípico é de 1.750 euros.

Valerie Cecil Mary Clarke, conhecida como “A Inglesa”, nasceu em 1938 em Guilford. Conheceu Portugal e foi viver para São Bento do Cortiço, onde começou a sua coudelaria com duas éguas de Puro Sangue Inglês. Sem nunca ter abandonado as provas desportivas, dedicou-se à criação e desbaste de cavalos, bem como ao ensino de crianças e adultos. Estando sempre envolvida em quase todas as disciplinas equestres, das quais se destacam: os saltos, as provas de ensino, as atrelagens e os raids, projetando assim o nome da freguesia e do concelho, pelo país e estrangeiro. Invariavelmente apresentava os seus cavalos nas feiras de Santarém e da Golegã onde eram sempre distinguidos.

Homem detido em Vendas Novas por violência doméstica

O Comando Territorial de Évora, através do Núcleo de Investigação e de Apoio a Vítimas Específicas (NIAVE), no dia 14 de março, deteve um homem de 57 anos por violência doméstica, no concelho de Vendas Novas.

No âmbito de uma investigação de violência doméstica, apurou-se que o suspeito ameaçava, perseguia e agredia física e psicologicamente a vítima, a sua ex-companheira de 53 anos. Na sequência das diligências de investigação, foi dado cumprimento a um mandado de detenção.

O detido foi presente a primeiro interrogatório ontem, dia 15 de março, no Tribunal Judicial de Évora , tendo-lhe sido aplicada a medida de coação de prisão preventiva.  

Reguengos tem meta volante na Volta ao Alentejo em bicicleta

A segunda etapa da 39ª edição da Volta ao Alentejo em bicicleta vai passar por Reguengos de Monsaraz no dia 17 de março, pelas 14h30, e terá uma meta volante na cidade.

A primeira etapa da “Alentejana” decorre no dia 16 de março e vai ligar Vendas Novas a Sines numa extensão de 176,7 quilómetros. No dia seguinte a etapa parte de Beja, passa por Serpa, Moura, Mourão e entra em Reguengos de Monsaraz até à Rua de Mourão onde está instalada a meta volante.

Os ciclistas passam depois pela Praça da Liberdade, pela Avenida António José de Almeida e saem da cidade pela rotunda do bombeiro em direção à Cumeada e a São Marcos do Campo. Esta segunda etapa tem 187,7 quilómetros de extensão e termina em Portel.

No dia 18 de março os ciclistas vão ligar Elvas a Ponte de Sor num percurso de 179,3 quilómetros e no dia seguinte vão ter um contrarrelógio individual de 8,4 quilómetros em Castelo de Vide. A última etapa, no dia 20 de março, será entre Castelo de Vide e Évora com os ciclistas a pedalarem 171,9 quilómetros.

Exposição de Inês Ferreira para visitar até amanhã em Montemor

“I Will Stuff Myself With Tulips”, de Inês Ferreira, está patente até amanhã, dia 18 de março, na Galeria Municipal de Montemor e pode ser visitada de segunda a sexta, das 10 horas às 12:30 horas e das 14 horas às 18 horas.

A artista e autora desta exposição, Inês Ferreira, revela que esta exposição é uma apresentação de “uma série de pintura, cerca de 20, todas feitas a óleo e um vídeo”, chamado “Estradas de Alma”, inspirado num texto, acrescentando que este contou com a colaboração de “Larissa, uma artista brasileira a residir em Montemor-o-Novo e foi filmado, ainda este ano, no castelo”, desta cidade.

Inês Ferreira, artista e arquiteta de Lisboa a residir em Montemor-o-Novo desde 2020, revela que este foi “um convite que veio da Galeria Municipal” onde todos os trabalhos apresentados “tanto as pinturas, como o vídeo, foi tudo feito cá em Montemor”, tendo a autora já participado em outras atividades promovidas no concelho, tais como, a participação num “Festival que aconteceu nas Oficinas do Convento onde apresentei três pinturas”. A artista deixa ainda o convite a todos para que “apareçam e que gostem desta exposição”.

A exposição está patente até dia 18 de março e poderá ser vista no horário habitual da Galeria Municipal de Montemor-o-Novo.