GUS empata 1-1 em Elvas em jogo-treino

O Grupo União Sport (GUS), de Montemor-o-Novo e “O Elvas” Clube Alentejano de Desportos, empataram 1-1, num jogo-treino entre as duas equipas disputado no Campo Patalino do Estádio Municipal de Elvas, na tarde deste domingo, 13 de março.

Ao intervalo, vantagem da equipa da casa, conseguida com um golo de Luís Dias, de cabeça, aos 36 minutos. A igualdade chegou aos 78 minutos, por Capela, numa jogada também concluída de cabeça.

De início, os alvi-negros apresentaram: Nuno Brás; Miguel, Wiliam, Josemar, Nobre e Igor; Diogo, Deni e Ricardo Bernardo; Edi e Gerson. Após o intervalo, entraram Paes, Capela, Eze, Miguel Serrano, Cassola, Bruno e Leo.

De início, os azuis-e-ouro apresentaram: João Barroco; Leo, Canoa, Duque e João Ferreira; Diogo, Adilson e Carapinha; Luís Pereira, Matheus e Luís Dias. Na segunda parte, ainda jogaram Zeca, Oleg, António Conceição, João Sousa, João Borges, Diogo Ventura e João Garcia.

Estas duas equipas, no próximo domingo, 20 de março, começam a fase de manutenção do Campeonato de Portugal: o GUS, na Série 11, recebe o Barreirense, enquanto “O Elvas”, na série 9, joga no campo do Sacavenense.

IPDJ promove Clube Top para clubes desportivos

O Clube Top, do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), é um programa de capacitação de clubes desportivos, que apoia os clubes com formação para os seus dirigentes e colaboradores, com conselhos práticos de gestão e reconhece aqueles que fazem bem o seu trabalho.

Assim, no âmbito do Programa Clube Top – Medida Formação, a Direção Regional do Alentejo do IPDJ vai realizar três ações de formação: uma em Beja, no sábado 19 de março, entre as 15 e as 19 horas, no IPDJ, sobre o tema “Erasmos+ Desporto”; outra em Évora, no IPDJ, no sábado 26 de março, entre as 10.30 e as 12.30 horas, sobre “Proposta de Patrocínio”; e uma terceira em Portalegre, também no próximo dia 26, das 15 às 17 horas, no IPDJ, sobre “Como construir candidaturas à Bandeira da Ética”.

Os interessados nestas formações devem estar registados na Base de Dados Única e, seguidamente, realizar a inscrição na formação pretendida. Para qualquer esclarecimento adicional, devem contactar na Direção Regional do Alentejo do IPDJ: em Beja, Sónia Gaudêncio (sonia.gaudencio@ipdj.pt); em Évora, Dora Duarte (dora.duarte@ipdj.pt); e em Portalegre, Dina Crespo (dina.crespo@ipdj.pt).

Queima das Fitas de Évora decorre entre 3 e 11 de junho

A Queima das Fitas na Universidade de Évora está de volta. Este ano, o evento decorre um pouco mais tarde, entre 3 e 11 de junho, devido à realização do Campeonato Universitário de Desporto.

Henrique Gil, presidente da Associação Académica da Universidade de Évora, refere que “no final deste mês começam a ser divulgados os cabeças de cartaz deste evento que pretende ser dinamizado de forma diferente na edição deste ano”.

De acordo com a Associação Académica da Universidade de Évora, a alteração da data surgiu com a condição de alteração da pausa letiva, não colocando a sobreposição de exames com as festividades.

António Danado eleito para Conselho Diretivo da ANAFRE

O presidente da União de Freguesias de Nossa senhora da Vila, Bispo e Silveiras, António Danado, foi eleito na lista única apresentada aos órgãos sociais da Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE), para o Conselho Diretivo.

Danado volta a fazer parte dos órgãos da ANAFRE, tendo sido eleito para os próximos quatro anos.

Suinicultura de Montemor premiada pela Federação de Suinicultores

Após o cancelamento da Gala Porco D’Ouro em 2021, a FPAS – Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores não quis deixar de premiar o que de melhor se faz na Suinicultura portuguesa e realizou uma Sessão de Entrega dos Prémios Porco D’Ouro referentes a 2020 no Montijo.

O Auditório do Cine-Teatro Joaquim d’Almeida, no Montijo, foi palco da Entrega dos Prémios Porco D’Ouro 2020. A FPAS quis manter a homenagem aos suinicultores e reconhecer o esforço e o empenho dos empresários, dos técnicos e de todos os trabalhadores nas explorações suinícolas em Portugal, consubstanciados nos dados técnicos relativos a 2020.

A cerimónia contou com a presença da Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, que fez também a entrega do Prémio Ministério da Agricultura para a Sanidade, Bem-Estar Animal e Ambiente, que distingue explorações com um bom desempenho em mais de 80 critérios relacionados com o espaço dos animais nas explorações, a gestão de efluentes ou os programas sanitários que bloqueiam a propagação de doenças animais como a Peste Suína Africana.

Ao todo, foram 78 nomeados para 30 prémios, divididos por 3 categorias, entregues às explorações candidatas, que se distinguem em três escalões organizados segundo a dimensão do seu efetivo reprodutor: Prémio Produtividade Numérica, Prémio Taxa de Partos e Prémio Longevidade, aos quais acresce também o Prémio Máxima Produtividade Numérica e Prémio Porco Diamante, que distingue a exploração que apresenta os melhores padrões de higiene, biossegurança e maneio.

Prémio Taxa de Partos Ouro

– Exploração: São Cristovão, da empresa Intersuínos, Agrupalto, Montemor-o-Novo

Ossos humanos em exposição no Museu Interativo do Megalitismo de Mora

Vestígios de ossos humanos provenientes da Gruta da Lapa do Bugio, Sesimbra, com mais de 5 mil anos, estão em exposição no Museu Interativo do Megalitismo de Mora.

Esta peça, um bétilo ou ídolo de calcário, encontrado perto de um enterramento, acabou por ficar agregado a dois fragmentos de ossos.

O bétilo encontra-se exposto na Sala de Exposições do Museu Interativo do Megalitismo.

Colheita de sangue em Ciborro

Os Dadores Benévolos de Sangue de Montemor-o-Novo promovem hoje, dia 13 de março uma recolha de sangue, na freguesia de Ciborro.

A iniciativa decorre na Casa da Cultura do Ciborro, das 9:30 horas às 13 horas.

Para mais informações deve contactar através do 926 270 066 ou 934898872

Joelma Santanita participa em exposição de homenagem a Frida Kahlo

Depois do sucesso de “IMPERFEITA” no passado ano, a maior exposição de arte já realizada em Portugal em homenagem à mulher e inspirada na vida e obra de Frida Kahlo volta ao Coletivo 284, com a participação de trinta e sete artistas de diferentes nacionalidades.

Joelma Santanita participa nesta exposição com a sua obra feita com vinho tinto, intitulada “Se o vinho fosse uma mulher seria Frida Kahlo”.

A exposição apresenta intensa programação cultural, durante este mês de março, para diferentes perfis de público de todas as idades com tecnologia e interação.

A exposição pode ser visitada todas as sextas, sábados e domingos, das 11 às 19 horas, até dia 10 de abril.