Jan Rozman apresenta “Thinging” este sábado na Oficina Magina

Jan Rozman apresenta amanhã, 12 de março, pelas 21.30 horas, na Oficina Magina, em Montemor-o-Novo, o espetáculo “Thinging”.

“Thinging” é a reação visceral ao mundo e coisas em que vivemos. O palco torna-se um espaço de contacto para a matéria viva e não viva; um ambiente onde as coisas podem se relacionar, comunicar e coexistir, revelando, talvez, um lado diferente. A peça trabalha com espaços de estar entre – entre objetos e sujeitos, entre existência, existência especulativa e não-existência, inação e atividade, saturação, calma e vazio, luz, crepúsculo e escuridão, quotidiano, misterioso e poético, bem como entre corpos presentes individuais.

Jan Rozman é bailarino, coreógrafo, performer e criador de performances, vivendo entre Liubliana e Berlim. A sua prática artística relaciona-se com a procura de articulações performativas relevantes para a era antropocena e pós-internet. Jan completou o mestrado na SODA, HZT Berlin. Recentemente, criou “Thinging”, “MEMEMEME” e “THINGS THING”. Recebeu vários prémios pelo seu trabalho, mais recentemente o prémio principal de Gibanica, a Bienal de Dança Contemporânea Eslovena.

A entrada é gratuita, mas carece de reserva na BOL do Município de Montemor-o-Novo ou no Posto de Turismo.

“O Homem que Matou Dom Quixote” em exibição no Curvo Semedo

Amanhã há cinema em Montemor-o-Novo, a partir das 21:30, com a transmissão do filme “O Homem que Matou Dom Quixote”, no Cineteatro Curvo Semedo, um filme inserido na programação do cinema.

O filme é para maiores de 12 anos e os bilhetes estão disponíveis na bilheteira online do município, sendo necessária a utilização de máscara durante a sessão.

Uncharted esta noite no Curvo Semedo

Hoje há cinema em Montemor-o-Novo, a partir das 21:30, com a transmissão do filme Uncharted, no Cineteatro Curvo Semedo, um filme inserido na programação do cinema.

O filme é para maiores de 12 anos e os bilhetes estão disponíveis na bilheteira online do município, sendo necessário o uso de máscara durante a sessão.

Escola Básica de Ciborro recolhe bens para a Ucrânia

A Escola Básica de Ciborro realiza até amanhã, dia 12 de março, uma recolha de bens para doar ao povo ucraniano, que deverão ser entregues na Escola ou na Padaria Barbosa.

Os bens que podem ser doados são roupa térmica (mantas, cobertores e roupa de criança), produtos de higiene (desinfetantes e artigos de higiene pessoal), artigos de saúde (medicamentos, kits de primeiros socorros, ligaduras, pensos, luvas, betadine) e bens para crianças (fraldas, toalhitas).

Todos os bens recolhidos vão ser entregues aos Bombeiros Voluntários de Mora que vão enviar para a Ucrânia.

“À Descoberta das 4 Cidades…”: os 34 anos de elevação a cidade em Montemor

Celebram-se hoje os 34 anos de elevação de Montemor-o-Novo a cidade, data que remonta a 11 de março de 1988.

A classificação como cidade na Assembleia da República, foi atribuída aos quatro Municípios, Montemor, Fundão, Marinha Grande e Vila Real de Santo António, que passaram a deter esse novo estatuto. Estes quatro municípios celebram esta data enquanto “cidades-irmãs”, no projeto “À Descoberta das 4 Cidades…”.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Hoje pelas 9:45 as crianças de duas turmas da Escola Básica nº5 de Montemor-o-Novo reuniram-se hoje em frente à Câmara Municipal da cidade, onde estiveram presentes diversas entidades do município, onde celebraram estes 34 anos de elevação a cidade e cantaram o hino do projeto “À Descoberta das 4 Cidades…”, o “Hino do Caracol”.

Olímpio Galvão presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo afirmou que “por culpa da pandemia não tem sido possível estas deslocações, mas iremos comemorar este ano com uma sessão simbólica”, acrescentando que “este é um dia importante para a cidade de Montemor-o-Novo e para as crianças, para conhecerem outras realidades, deixarem um pouco também, o seu conforto”, revela o autarca.

Devido à pandemia, este ano, não é possível celebrar este dia com as crianças das quatro cidades reunidas, sendo que as celebrações acontecem online.

Ao longo de 34 anos promoveu-se a partilha de conhecimentos e experiências, troca de saberes e tradições, convívios culturais e desportivos, entre as crianças destas cidades, promovendo a componente formativa e educativa como vertente essencial da vida em sociedade.

[/shc_shortcode]

 

Oficina da Criança está a recolher caixas de cartão

A Oficina da Criança, em Montemor-o-Novo precisa de caixas de cartão para desenvolver atividades e, por isso, apela à população para que colaborem na recolha ou entrega deste tipo de material.

As caixas podem ser de qualquer tamanho e devem ser entregues no edifício da Oficina da Criança.

Ciborro desenvolve projeto de ajuda à população idosa

A Junta de Freguesia de Ciborro, no concelho de Montemor-o-Novo, está a promover um projeto de cariz social, “Ciborro Social”, que pretende chegar à população idosa mais isolada da localidade, com a ajuda de voluntários.

A presidente da junta, Nélia Campino explica que esta é uma iniciativa de voluntariado social que pretende “apoiar mais os nossos idosos, aqueles que estão mais isolados, aqueles que estão mais sozinhos”. Os voluntários que têm interesse em participar vão “a casa destas pessoas, falar, acompanhar, ajudar naquilo que for necessário”, sendo este, tal como revela Nélia Campino, “um acompanhamento para tudo aquilo que eles entenderem, ou que seja necessário”, revela.

A presidente pretende que este projeto é “voluntário, gratuito e é uma iniciativa da Junta de Freguesia e que fazemos também em parceria com o Ativar CLDS, da Associação Sobreiro”.

Apesar deste projeto estar “numa fase ainda muito embrionária”, Nélia Campino adianta que “vamos continuar a chegar às nossas pessoas”, acrescentando que devido à pandemia de Covid-19, muitos idosos, “fecharam-se cada vez mais em si e nas suas casas e também não nos procuram”, reafirmando a importância de existiram projetos como o “Ciborro Social”.

Segundo a autarca, algumas atividades já decorrem “na ARPI, às segundas, de 15 em 15 dias, a ginástica com algumas pessoas que souberam do projeto e aderiram”, explica.

Ciborro Social é um projeto que pretende aproximar a população idosa mais afastada e isolada, com a ajuda de diversos voluntários. Para mais informações pode contactar através do 266 847 153 ou através do email jfciborro@mail.telepac.pt.

PJ detém dois suspeitos de violação e rapto de menor em Montemor

Dois homens, com 24 e 20 anos, residentes em Montemor-o-Novo, foram detidos pela Polícia Judiciária (PJ), através da Unidade Local de Investigação Criminal de Évora, em cumprimento de mandados de busca domiciliária e de detenção, emitidos pela Autoridade Judiciária competente, pela presumível autoria de dois crimes de violação agravada, um crime de rapto e um crime de ameaça.

Segundo revela a PJ, “Os arguidos, em data não concretamente apurada, mas que se situa na última semana do mês de janeiro de 2022, terão, conjuntamente, subjugado a vítima, uma menor de 15 anos, a atos de violência sexual, depois de a terem transportado para lugar ermo, contra a vontade da mesma.

Os detidos irão ser presentes a primeiro interrogatório judicial, para aplicação de medidas de coação.

Montemor-o-Novo: 34 anos de elevação a cidade

Celebra-se hoje, dia 11 de março a elevação de Montemor-o-Novo a cidade, data que remonta a 1988.

Desta forma, nessa data, a Assembleia da República aprovou também, a elevação a desta a cidade, em conjunto com o Fundão, Marinha Grande e Vila Real de Santo António, que passaram a deter esse novo estatuto. Estes quatro municípios celebram esta data enquanto “cidades-irmãs”, no projeto “À Descoberta das 4 Cidades…”.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Para celebrar este dia a partir das 9:45 irá decorrer, em frente ao Edifício da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, uma concentração de alunes de duas turmas da EB nº5 da cidade, seguida de Sessão Solene e celebração deste aniversário. A partir das 11 horas está previsto um fórum de discussão “Ideias ao Quadrado” pelos presidentes e coordenador do projeto “À Descoberta das 4 Cidades…”.

Ao longo de 34 anos promoveu-se a partilha de conhecimentos e experiências, troca de saberes e tradições, convívios culturais e desportivos, entre as crianças destas cidades, promovendo a componente formativa e educativa como vertente essencial da vida em sociedade. O projeto “À Descoberta das 4 Cidades…” assinalando 28 anos, em 2022.

[/shc_shortcode]