“Mulheres na Cultura, nas Artes, na Ciência e na Vida Contemporânea” em Montemor

Decorreu hoje, no cineteatro Curvo Semedo a conferência “Mulheres na Cultura, nas Artes, na Ciência e na Vida Contemporânea”.

Nesta sessão falou-se sobretudo do papel da mulher, nas diversas áreas, partindo do ponto de vista de cada participante. A iniciativa terminou com um showcase de Carolina Deslandes, uma atuação intimista onde a cantora apresentou, para além de algumas músicas mais conhecidas, temas inéditos que vão fazer parte do seu próximo álbum.

A sessão contou com a presença de Filomena Martins (jornalista e diretora adjunta do Observador), Helena Caldeira (atriz), Susana Picanço (Movimento Democrático das Mulheres de Montemor-o-Novo e produtora cultural), Carolina Deslandes, Manuela Mendonça (historiadora e presidente da Academia Portuguesa da História), Maria Manuel Mota (cientista e diretora do Instituto de Medicina Molecular) e moderação de Ana Galvão (radialista).

Oficinas do Convento promove workshop de cerâmica

As Oficinas do Convento dinamizam entre hoje e amanhã um workshop de cerâmica “Roda de Oleiro e Moldes de Gesso”, uma atividade integrada no Ciclo da Cerâmica.

Para além destas duas sessões, será promovida outra a diz 19 de março. Para mais informações deve contactar 266 899 824 ou o

oc@oficinasdoconvento.com.

Celebrações do dia de S. João de Deus regressam a Montemor

O feriado municipal de Montemor-o-Novo, Dia de São João de Deus, celebra-se a dia 8 de março, estando previsto o regresso das habituais celebrações após paragem obrigatória devido às restrições implementadas pela pandemia de Covid-19.

Na terça-feira, ao longo do dia, decorrem diversas atividade, começando o dia às 9 horas com o hastear das bandeiras.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Durante a manhã haverá um passeio de cicloturismo, com uma volta à cidade de Montemor-o-Novo, promovido pelo Grupo de Cicloturismo de Montemor-o-Novo, pelas 9h30; uma caminhada com início no Parque Urbano; das 11h às 14h30, visitas guiadas à cripta, igreja e antigas enfermarias do Convento de São João de Deus, cuja inscrição deve ser feita no Posto de Turismo de Montemor; uma sessão de fitness, das 11h30 às 12h30, dinamizada pelos ginásios Spot Fit, Unlock Exercise, Up&Go e Ginásio Lube.

Durante a tarde, está planeada a habitual procissão de São João de Deus, às 16h, da Igreja Matriz para o Hospital Infantil de São João de Deus, seguida de Eucaristia. As celebrações terminam no Curvo Semedo com o concerto de Mafalda Veiga, às 21:30h.

São João de Deus, para além de ser o santo padroeiro dos hospitais, dos doentes e dos enfermeiros é também o santo padroeiro da cidade de Montemor-o-Novo, pois foi aqui que nasceu, a dia de março. São João de Deus conhecido por ajudar os mais desfavorecidos, acabou por sair de Montemor-o-Novo, vivendo o resto da sua vida, em Espanha, Granada, onde acabou por morrer em 1550.

As celebrações do feriado municipal, 8 de março, que regressam a Montemor-o-Novo após paragens forçadas devido à pandemia de Covid-19.

[/shc_shortcode]

“I Will Stuff Myself With Tulips” patente até dia 18 de março em Montemor

“I Will Stuff Myself With Tulips”, de Inês Ferreira, está patente até dia 18 de março, na Galeria Municipal de Montemor e pode ser visitada de segunda a sexta, das 10 horas às 12:30 horas e das 14 horas às 18 horas.

A artista e autora desta exposição, Inês Ferreira, revela que esta exposição é uma apresentação de “uma série de pintura, cerca de 20, todas feitas a óleo e um vídeo”, chamado “Estradas de Alma”, inspirado num texto, acrescentando que este contou com a colaboração de “Larissa, uma artista brasileira a residir em Montemor-o-Novo e foi filmado, ainda este ano, no castelo”, desta cidade.

Inês Ferreira, artista e arquiteta de Lisboa a residir em Montemor-o-Novo desde 2020, revela que este foi “um convite que veio da Galeria Municipal” onde todos os trabalhos apresentados “tanto as pinturas, como o vídeo, foi tudo feito cá em Montemor”, tendo a autora já participado em outras atividades promovidas no concelho, tais como, a participação num “Festival que aconteceu nas Oficinas do Convento onde apresentei três pinturas”. A artista deixa ainda o convite a todos para que “apareçam e que gostem desta exposição”.

A exposição está patente até dia 18 de março e poderá ser vista no horário habitual da Galeria Municipal de Montemor-o-Novo.

Comemorações do Dia Internacional da Mulher no Ciborro com inscrições abertas

A Freguesia de Ciborro irá assinalar o Dia Internacional da Mulher com um jantar que tem início às 19:30 horas, na Casa da Cultura e Recreio do Ciborro, com animação musical a cargo de Miguel Oliveira.

Este é um evento que carece de inscrição antecipada, que deve ser feita até ao dia 6 de março, na Junta de Freguesia de Ciborro ou Padaria Barbosa.

Mafalda Veiga em concerto nas celebrações do feriado municipal e Dia da Mulher

O feriado municipal de Montemor-o-Novo, Dia de São João de Deus, celebra-se a dia 8 de março, estando previsto o regresso das habituais celebrações após paragem obrigatória devido às restrições implementadas pela pandemia de Covid-19.

Mafalda Veiga, artista montemorense, vai atuar em Montemor-o-Novo, no cineteatro Curvo Semedo, uma celebração do dia do Município aliado ao Dia Internacional da Mulher.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

O Dia Internacional da Mulher comemora-se anualmente a 8 de março. Esta é uma data que tem como objetivo recordar as conquistas das mulheres que, ao longo da história, lutam pelos seus direitos e contra o preconceito.

Esta proposta foi feita, pela primeira vez em 1910, pela feminista Alemã Clara Zetki, tendo mais tarde sido promovido pelas Nações Unidas, em 1975, o Ano Internacional da Mulher e em 1977 proclamado o Dia Internacional da Mulher, a 8 de março.

As celebrações do feriado municipal, 8 de março, que regressam a Montemor-o-Novo após paragens forçadas devido à pandemia de Covid-19.

[/shc_shortcode]

“Peixe do rio não pode ser só um evento quinzenal”, diz João Grilo

A edição deste ano da Mostra Gastronómica do Peixe do Rio já decorre na vila de Alandroal. Um evento onde as iguarias feitas com peixe do rio estão em destaque e onde os restaurantes aderentes preparam os melhores pratos, quer para os visitantes quer para os habitantes locais que tenham intenção de os degustar.

O evento conta com diversas iniciativas, como showcookings, degustações e o congresso do peixe do rio, entre outros.

A cerimónia de abertura decorreu este sábado, dia 5 de Março, no auditório do centro cultural transfronteiriço de Alandroal e contou com a presença de diversas entidades.

João Grilo, presidente da Câmara Municipal de Alandroal referiu que “esta Mostra Gastronómica surgiu que uma pequena ideia de dinamizar um produto que temos no nosso concelho. A verdade é que, em 2020, quando preparávamos mais uma edição, que tivemos que cancelar devido à pandemia, já estávamos num patamar bastante elevado. Este ano retomamos e temos o desafio de tornar o peixe do rio em algo mais que uma mostra de 15 dias. É necessário que o peixe do rio esteja em destaque o ano todo”.

José Robalo, presidente da Assembleia Municipal de Alandroal, considera que este é “um momento muito importante e que pretende projetar as capacidades do concelho. O peixe do rio era um elemento bastante limitado a alguns pescadores e hoje é um trunfo no nosso concelho, devido a todas as iguarias que são feitas nos restaurantes.

Os chefes José Júlio vintém e Paulo Amado, os responsáveis pelo congresso do peixe do rio, garantiram que “é uma iniciativa que vai contar com várias apresentações e demonstrações que pretendem mostrar as potencialidades do peixe do rio, um produto que deve ser consumido fresco e não congelado, tal como o peixe do mar”, disse o chefe Júlio. Já o chefe Paulo Amado adiantou que “no âmbito deste congresso será apresentado um trabalho de investigação que pretende focar o Alandroal como um local de estudo e ensinamento sobre o peixe do rio”.

Vítor Silva, presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, considera que “esta mostra assenta numa questão muito característica do Alentejo que é a gastronomia. Uma gastronomia que nasceu do povo, que antigamente tinha que aproveitar tudo para cozinhar, como as ervas ou o pão duro, e que acaba por dar origem a pratos fantásticos, como a açorda. Nós, no turismo temos seguido sempre uma linha de apostar naquilo que é a qualidade. Aquilo que conseguimos fazer pode ser pouco, mas tem que ter uma marca de qualidade. E isso tem sido feito, porque se nós andarmos pelo país o Alentejo é uma marca bastante conhecida. A qualidade que se têm vindo a afirmar ao longo dos anos, está também refletida na forma como o Alentejo tem enfrentado estes dois anos de pandemia, como menos casos e menos mortes”.

Já Ceia da Silva, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) Alentejo “quando olhamos para o Alandroal, olhamos para um concelho que está no mapa, graças ao presidente João Grilo. Ele tem feito um trabalho fantástico e as muralhas de Juromenha são também exemplo disso”.

A Mostra Gastronómica do Peixe do Rio, em Alandroal, decorre até dia 13 de Março.

Concurso literário sobre S. João de Deus terminam candidaturas na terça

O Município de Montemor-o-Novo está a promover um concurso literário “Conto infantil sobre S. João de Deus” que pretende selecionar um conto infantil para publicação em livro, terminando os prazos de entrega no próximo dia 8 de março.

António Pinto Xavier, vereador na Câmara Municipal de Montemor-o-Novo explica que “os participantes podem participar até ao próximo dia 8”, uma iniciativa que pretende criar um conto “que se destina a crianças e onde nos propomos a contar a história do santo” padroeiro da cidade, “que queremos valorizar”.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Neste momento o vereador adianta que “neste momento já recebemos cerca de mais de 30 candidaturas “, acrescentando que o júri já está constituído”, de forma a avaliar todos estes trabalhos.

João Cidade, mais tarde São João de Deus é o Santo de Montemor-o-Novo, Fundador da Ordem Hospitaleira de S. João de Deus, Padroeiro dos Enfermeiros, Doentes, Hospitais e todo o pessoal ligado à saúde e ainda Co Padroeiro dos Bombeiros Voluntários de Portugal.

O vencedor do concurso será premiado, no valor de 1 500 euros. Os trabalhos a concurso deverão ser inéditos, bem como ser enviados até ao dia 8 de março de 2022.

[/shc_shortcode]