Dia Internacional da Proteção Civil a 1 de março

O Dia Internacional da Proteção Civil, instituído pela Organização Internacional de Proteção Civil, é celebrado, anualmente, a 1 de março, data em que entrou em vigor a constituição desta organização, tendo sido instituído em Portugal a 21 de fevereiro.

Nesta data, relembra-se a importância da proteção civil e o dever de alertar e sensibilizar todas as comunidades para a importância da proteção civil perante o risco e a ocorrência de acidentes graves e catástrofes.

A atividade de proteção civil tem como objetivo prevenir riscos coletivos e a ocorrência de acidentes graves deles resultantes, atenuar os riscos coletivos e limitar os seus efeitos, socorrer e assistir as pessoas e outros seres vivos em perigo, proteger bens e valores culturais, ambientais e de elevado interesse público e apoiar a reposição da normalidade da vida das pessoas em áreas afetadas por acidente grave ou catástrofe.

O desenvolvimento deste trabalho, sempre próximo da população, passa pela prevenção de riscos, pela partilha de informação atualizada nomeadamente dos comunicados operacionais da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) e dos avisos meteorológicos do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, fornecendo informação meteorológica e hidrológica com os efeitos expectáveis.

Perante a informação, são definidas determinações e recomendações operacionais e medidas de prevenção e precaução a adotar pela população. Desta forma, procura-se ter os cidadãos mais envolvidos na resolução dos problemas, assumindo que podem desempenhar um papel fundamental na sua própria proteção e segurança, tentando aumentar o número de pessoas com conhecimento e acesso aos sistemas de aviso e alerta perante as diferentes ameaças.