Cabrela cai de pé na Taça Distrito de Évora

Este domingo, 27 de fevereiro, realizaram-se os quartos de final da Taça Distrito de Évora “Dinis Vital”, sem surpresas em termos de resultados, tendo Lusitano de Évora, Estrela de Vendas Novas, Sp. Viana e Monte Trigo, carimbado a passagem às meias-finais.
O Cabrela, que era a única equipa do concelho de Montemor-o-Novo a marcar presença nestes quartos de final, tinha uma deslocação, pela segunda semana consecutiva, ao terreno do Sporting de Viana. A semana passada, em jogo para o campeonato da Liga Elite, o Cabrela tinha perdido por 3-0, mas apostava em, à terceira, ter um resultado diferente. O Cabrela adiantou-se no marcador, com um golo madrugador de Tomás Martins. Ainda antes do intervalo o Sp. Viana consegue empatar a partida. Na 2.ª parte a incerteza manteve-se até muito perto do final do encontro quando, já após uma jogada em que o Cabrela se queixa de uma grande penalidade não assinalada a seu favor, o Sp. Viana alcança a cambalhota no marcador, que iria significar a passagem às meias finais da Taça Distrito de Évora.
Nas restantes partidas do quartos de final não houve surpresas, com apenas uma partida a ter de ir a prolongamento e penaltis. O jogo entre Monte Trigo e Aguiar, terminou com um empate 1-1 nos 90 minutos regulamentares e, no final do prolongamento, uma igualdade 2-2. Na marcação das grandes penalidades o Monte Trigo foi mais eficiente, ganhando por 4-2.

Resultados:
Lusitano de Évora 5-0 Redondense, Estrela de Vendas Novas 2-0 Atlético de Reguengos, Monte Trigo 2-2 Aguiar (4-2 GP), Sporting de Viana 2-1 Cabrela.

Município lança concurso literário sobre São João de Deus

O Município de Montemor-o-Novo está a promover um concurso literário “Conto infantil sobre S. João de Deus” que pretende selecionar um conto infantil para publicação em livro, com de forma a valorizar e promover do património cultural do concelho.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

O vencedor do concurso será premiado, no valor de 1 500 euros. Os trabalhos a concurso deverão ser inéditos, bem como ser enviados até ao dia 8 de março de 2022. O regulamento deste concurso pode ser consultado aqui.

João Cidade, mais tarde São João de Deus é o Santo de Montemor-o-Novo, Fundador da Ordem Hospitaleira de S. João de Deus, Padroeiro dos Enfermeiros, Doentes, Hospitais e todo o pessoal ligado à saúde e ainda Co-Padroeiro dos Bombeiros Voluntários de Portugal.

[/shc_shortcode]

Hidro Carnaval na Piscina Coberta de Montemor-o-Novo

Nos dias 23 e 24 de Fevereiro, na Piscina Coberta Municipal de Montemor-o-Novo, houve Hidro Carnaval.

Esta atividade de Hidroginástica, destinou-se a utentes inscritos na escola de natação, proporcionando uma dinâmica diferente à das aulas e alusiva ao Carnaval.

Oficina da Criança com atividades destinadas aos adultos

A Oficina da Criança promove workshops “a vez dos adultos”, a decorrer aos sábados, das 15h00 às 19h00, de fevereiro a abril.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]
Esta é uma oficina criativa para adultos, aberta ao público em geral de forma a que, este público, no seu tempo de lazer, aproveite este exercício de liberdade, incluindo-se na vida cultural da comunidade, escapando um pouco à obrigatoriedade das tarefas do quotidiano.
O programa desta oficina parte da troca de saberes entre cada membro do grupo sendo limitado a 15 participantes, a partir dos 20 anos.
[/shc_shortcode]

Lagarta do Pinheiro pode ser nociva

Entre janeiro a maio, as lagartas abandonam os ninhos em direção ao solo e nesta fase, para se defenderem dos predadores, desenvolvem pêlos urticantes que cobrem a totalidade do corpo. Estes pelos, cujo efeito tóxico produz inchaço, irritação e por vezes dificuldade respiratória, representam um risco para a saúde pública humana e animal.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Durante este tempo, deve impedir-se que as crianças, tenham  contacto com as lagartas. Deve ainda impedir-se o acesso dos animais a pinhais, jardins ou bosques, onde existam pinheiros ou cedros.

Pode proceder à remoção de ninhos, sem descuidar os cuidados básicos e ter sempre presente, em primeiro lugar, a sua saúde e segurança. Para o efeito deve garantir que protege bem o corpo através da utilização de equipamento adequado (fato e luvas) e o rosto, deviamente protegido com óculos e máscara.

Caso encontre ninhos ou uma “procissão de lagartas”, em espaço público, não se aproxime. Informe o Serviço de Ambiente da Câmara Municipal através do nº 266898100 ou através do email ambiente@cm-montemornovo.pt.

[/shc_shortcode]

Calendário da Igualdade destaca personalidades do concelho de Viana

O Calendário da Igualdade é uma iniciativa que pretende dar destaque a 12 das pessoas vindas de outros lugares e origens, que se fixaram no concelho de Viana do Alentejo, conferindo-lhe riqueza multicultural.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Luís Duarte, presidente da Câmara Municipal de Viana do Alentejo explica que este calendário pretende “fazer um elogio, ou uma recompensa”, a diversas entidades que promovam o concelho, dando “algum destaque a algumas atividades, que não são muito habituais serem feitas”, explica.

Este ano o município decidiu homenagear “pessoas estrangeiras que se vieram estabelecer no nosso concelho, uns há mais tempo, outros há menos tempo, mas que aqui se estabeleceram e que nos estão a ajudar a desenvolver a nossa economia local”, revela o autarca.

Quanto às áreas profissionais destes 12 elementos, “são áreas diferentes, temos dois senhores que são padres, um senhor que tem uma exploração agroalimentar, produtor de leite, temos uma rapariga que é filha dos donos do Intermarché, um músico”, destacando assim vários setores e países, “desde a Holanda, Angola, Moçambique, China, França”.

O presidente deixa um agradecimento aos elementos que fazem parte do Calendário da Igualdade de 2022, “porque optaram por ficar no nosso concelho”, bem como “um reconhecimento em como nós os aceitamos como munícipes do nosso concelho”, ainda que estas 12 pessoas “não tenham nascido aqui”, acrescenta o presidente da Câmara Municipal.

Esta é uma iniciativa anual que pretende homenagear diversas entidades que têm um papel ativo no desenvolvimento do concelho.

[/shc_shortcode]

Ténis: Rodrigo Leal entra a vencer no torneio António Duarte Silva Borges

Começou bem a participação de Rodrigo Leal, do Clube de Ténis Montemor-o-Novo, em mais uma edição do Torneio António Duarte Silva Borges, de Sub-14, que se disputa até terça-feira, dia 1 de março, em Montemor.

A jogar em casa, o primeiro cabeça de série defrontou e venceu o qualifyier David Strecht Ribeiro (CT Porto), por 6-0 e 6-1, sem necessitar de se aplicar a fundo.

Igualmente com uma entrada auspiciosa esteve o outro Rodrigo que disputa esta prova, o tenista da Escola de Ténis da Maia, Rodrigo Duarte. Numa exibição convincente, defrontou e venceu Tomás Tocha (CET Oeiras), por 6-3 e 6-0. Num duelo entre tenistas do mesmo clube, O CT Viana, Bruno Abreu bateu o colega de treinos Afonso Araújo (6-0 e 6-1), ao mesmo tempo que o também vianense, Miguel Praia, levava a melhor sobre Daniel Andrês Martins (CT Coimbra), por 6-1 e 6-4.

Pedro Fainha, do Lawn Tennis Club, eliminou Pedro Carvalho, do Alcaténis SC, com destaque para os bons indicadores deixados pelo tenista de Alcains, que, com muito pouco tempo de ténis se bateu de igual para igual.

Muito forte na sua estreia esteve igualmente Salvador Simões (CT Paço Lumiar). “Sasa”, como é conhecido nos meios tenísticos, aplicou um duplo 6-0 a Simão Soares  (CTS Miguel). Gil Aroso, do Lawn Tennis Club da Foz bateu Lourenço Costa (ET Jaime Caldeira), por 6-3 e 7-5, e, nos encontros mais equilibrados desta primeira ronda, Francisco Sardinha (CT Paço do Lumiar) venceu Gonçalo do Vale (CT Porto), 3-6, 6-0 e 6-2, Tomás Vilaça (CC Quinta da Moura) superou Pedro Pequito (ET Jaime Caldeira), por 4-6, 6-4 e 6-4, e Tomás Cunha (CDE Tomás de Borba) afastou Vicente Corte-Real (CT Jamor), por 6-3, 4-6 e 6-2.

António Reis (CIF) foi superior a David Levy (CT Caldas da Rainha), o qual venceu por 6-0 e 7-6 (2), Miguel Alpendre (CT Paço Lumiar) superiorizou-se a Manuel dos Santos (Carcavelos T), por 6-4 e 6-3, Diogo Serafim (CT Paço Lumiar) eliminou Salvador Almeida (CT Estoril), por 6-4 e 7-5, e, a fechar o dia, Duarte Ferreira (CT Espinho) foi mais forte que Diogo Gonçalves (CT Porto), por 6-2 e 6-0 e Jorge Vanine (CT Jamor) impediu o avanço de Pedro Esparteiro (ET Jaime Caldeira), o qual venceu por um duplo 6-1.

Na competição feminina realizaram-se quatro encontros, com  Matilde Novais (Mais Ténis) a afastar Sofia Pereira da Nóbrega (Qta. Da Marinha RC), por 6-1 e 6-4, Clara Coimbra Mártires (Qta da Marinha RC) deixou pelo caminho Isabel Alves (LT Club), por 6-3 e 6-0, Vittoria Accon (Mais Ténis) bateu Leonor Neto (Praia TC), por 6-1 e 6-0, e, por último, Mariana Cunha (CT Porto) foi mais forte que Joana Caetano (A20Km Almeirim), por 6-0 e 7-5.