Piscinas Municipais de Alcáçovas reabrem a 7 de março

A partir de dia 22 de fevereiro estão abertas as inscrições para as atividades nas piscinas municipais de Alcáçovas que reabrem ao público no próximo dia 7 de março, para a época de inverno, cumprindo todas as regras de segurança no âmbito da COVID-19.

As instalações estarão em funcionamento de segunda a quinta-feira, das 16h00 às 20h00, e irão dispor de aulas de adaptação ao meio aquático, aprendizagem, hidroginástica, hidroginástica +65 e utilização livre.

O transporte dos utilizadores das freguesias de Aguiar e Viana do Alentejo será assegurado pelo Município de Viana.

Para mais informações através do número 961 371 967 ou pelo email piscinasmunicipais@cm-vianadoalentejo.pt . A época de inverno irá terminar a 19 de maio.

2.ª edição do “StartUP Convida”

No dia 24 de fevereiro, pelas 16h30, no Edifício startUP Montemor-o-Novo®, localizado na Zona Industrial da Adua, em Montemor-o-Novo, realiza-se a 2.ª edição “StartUP Convida…”.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Organizada pela incubadora de empresas startUP Montemor-o-Novo®, nesta sessão teremos cinco convidados que não sendo naturais de Montemor-o-Novo, escolheram a nossa cidade para viver e desenvolver projetos profissionais únicos.

Como convidados teremos: Ana Abreu e Tiago Narciso_fundadores da “Humana Studio”; Margarida Raposo_médica veterinária e fundadora da marca Dvet – Veterinários Holísticos; João Almeida_promotor do empreendimento “Gandum Village” e Ricardo Ribeiro_fadista e promotor do empreendimento “Villa dos Cantos”

Será um momento de partilha, em que cada um dos convidados apresentará o seu projeto, partilhará as razões e motivações que os levaram a escolher o nosso concelho para viver e investir.

Os lugares são limitados, sendo necessário efetuar inscrição através do preenchimento do formulário ou através de contacto telefónico para 266 898 111.

[/shc_shortcode]

15º Norte Alentejano O’Meeting supera expetativas da organização

Os concelhos de Marvão e Castelo de Vide recebem, de 18 a 20 de fevereiro, a 15.ª edição do Norte Alentejano O’Meeting, uma prova incluída no calendário das Federações Internacional e Portuguesa de Orientação.

Fernando Costa, membro da organização e do Grupo Desportivo dos 4 Caminhos, explica que “esta modalidade, por ser praticada ao ar livre, permite manter o distanciamento social tendo todas as condições para ser praticada”.

Este evento, atendendo às circunstâncias que o país atravessa, conta com um número de inscrições “que está a exceder as expetativas da organização”.

O Norte Alentejano O’Meeting é constituído por quatro provas: na sexta-feira, dia 18 de fevereiro, uma Prova de Treino, em Póvoa e Meadas (Castelo de Vide); no sábado, dia 19, Distância Média na Herdade do Pereiro (Marvão) e Sprint WRE, na vila de Marvão; e por fim, no domingo, dia 20, Distância Média WRE em Vale D’Ornas (Castelo de Vide).

Internamentos continuam a baixar em dia com 16.488 novos casos

Portugal registou, nas últimas 24 horas, 16.488 novos casos de Covid-19 e 42 óbitos associados à doença.

Nas últimas 24 horas, registaram-se 14.760 casos de recuperação.

Esta quinta-feira, dia 17, em todo o território nacional, há 2.022 doentes internados, menos 119, 132 em unidades de cuidados intensivos, menos dez em relação ao dia anterior.

Confinamento de contactos de risco termina mas uso máscara mantém-se

Depois de ontem, quarta-feira 16 de fevereiro, terem sido ouvidos os especialistas na reunião do Infarmed, esta quinta-feira, a ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, anunciou um alívio de restrições, no país, no que à Covid-19 diz respeito.

O Conselho de Ministros aprovou hoje a resolução que declara a situação de alerta em todo o território nacional continental até às 23.59 horas do dia 7 de março e o decreto-lei que altera as medidas aplicáveis no âmbito da pandemia.

Desta forma, como anunciou Mariana Vieira da Silva, termina:

– o confinamento de contactos de risco. Os confinamentos passam apenas a ser obrigatório para as pessoas que testem positivo, tendo ou não sintomas;

– a recomendação de teletrabalho;

– os limites de lotação de estabelecimentos comerciais;

– a exigência de certificado digital, salvo no controlo de fronteiras;

– a exigência de teste negativo para acesso a grandes eventos, recintos desportivos e bares e discotecas.

No entanto, mantém-se em vigor:

– a exigência de teste negativo, exceto se tiver certificado de 3ª dose da vacina ou recuperação, para visitas a lares e visitas a pacientes internados em estabelecimentos de saúde;

– o uso da máscara em espaços interiores, como recintos desportivos ao ar livre, bem como nas salas de espetáculos.

Estas medidas, devem entrar em vigor nos próximos dias, depois da promulgação das mesmas, por parte do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Agrupamento de Escolas visitou “Círculos de Paz” no Mercado Municipal de Montemor-o-Novo

Está patente no Mercado Municipal de Montemor-o-Novo, a exposição “Círculos de Paz”, concretizada através do Projeto educativo 2020/21, numa colaboração profícua entre o Município de Montemor-o-Novo e o Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Nesta quarta-feira, 16 de fevereiro, o vereador do pelouro da Educação, Henrique Lopes, acompanhado por técnicos do Município, recebeu no Mercado Municipal a Diretora do Agrupamento de Escolas, Idalina Bento, e Carla Rodrigues, Adjunta da Direção do Agrupamento, para uma visita a esta exposição.

Recordamos que o Município de Montemor-o-Novo acolheu na Oficina da Criança, durante o ano letivo 2020/2021, 48 turmas da sua comunidade educativa, para refletir sobre o conceito de PAZ. Este projeto surgiu no âmbito do Movimento Municípios pela Paz – Educar pela PAZ, do qual o nosso município é parceiro.

Durante o projeto, as crianças exploraram a temática da PAZ através de jogos, momentos de meditação e relaxamento, sessões de expressão plástica e por fim, com uma visita ao Cromeleque dos Almendres, um monumento megalítico, um espaço onde o circulo é dominante, um lugar místico, de culto e união.

Após terem trabalhado as várias dinâmicas do círculo, as crianças criaram a sua própria Mandala, em que a base da criação foi o próprio círculo e o conteúdo, a harmonia entre linhas, formas e cores.

Uma Mandala é uma representação geométrica da dinâmica relação entre o homem e o mundo que o rodeia. O ponto central da mandala é identificado como a essência do nosso ser, do qual tudo converge ou irradia. As primeiras figuras da mandala refletem o inconsciente pessoal e as extremidades o inconsciente coletivo.

[/shc_shortcode]

Limpeza do Choupo na Rua Ernesto Pinto Ângelo

Entre as 14 horas e as 17 horas de hoje, dia 17 de fevereiro, irão decorrer trabalhos de poda e limpeza do choupo na Rua Ernesto Pinto Ângelo, em Montemor-o-Novo, segundo revela a Câmara Municipal.

De modo a minimizar incómodos e a evitar danos, o município solicita que não estacione viaturas nas imediações da zona de intervenção durante este intervalo de tempo.

“Abalar” um espetáculo da Trimagisto inserido no “Ciclo de 100 anos de Saramago”

Trimagisto apresenta hoje, dia 17 de Fevereiro, no cineteatro Curvo Semedo, em Montemor-o-Novo, pelas 21:30 horas, “Abalar”, o primeiro de três espetáculos inseridos no “Ciclo de 100 de Saramago”.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Carlos Marques, diretor artístico da Trimagisto explica que este Ciclo de programação “está integrado num evento maior e muito mais amplo, as comemorações do centenário do único Nobel, em língua portuguesa”, de José Saramago, data que se celebra a 16 de dezembro, deste ano. Desta forma, a Trimagisto, apresenta em Montemor-o-Novo, três espetáculos, que acabam por ser “uma retrospetiva não apenas das obras de Saramago, mas também do meu trabalho em torno de algumas dessas obras ”, revela o diretor artístico.

Quanto ao espetáculo de hoje, Carlos Marques, revela que “o “Abalar” é inspirado na “Jangada de Pedra”, de José Saramago”, que conta a história “de um país, ou de uma Península Ibérica – o livro foi escrito em 1986 – aquando da entrada de Portugal na União Europeia, e quer separar-se da Europa para não perder a sua identidade”, explica o diretor artístico. A partir da ideia “de que por vezes é preciso “Abalar” na vida para não perdermos a nossa identidade, o nosso ativismo, as nossas crenças, os nossos ideais”, Carlos Marques criou “um concerto com muitas das músicas dos espetáculos que fui fazendo, nos últimos 20 anos”.

O diretor artístico deixa um convite a toda a população para assistir a este “Ciclo de 100 anos de Saramago”, até porque, “estes três espetáculos são um encontro de festa, um lugar de encontro, do que deve ser o teatro”, declara. Carlos Marques considera ainda que esta é também uma forma de “debater a nossa democracia, mas sem peso”, construindo “um mundo melhor, um mundo à base do amor”, sendo o teatro o lugar onde essa discussão é permitida.

Os bilhetes para assistir a este espetáculo são gratuitos, no entanto, devem ser levantados nos locais habituais, na bilheteira online do município, Posto de Turismo, ou no Teatro Curvo Semedo. “Abalar” é o primeiro de 3 espetáculos do “Ciclo de 100 anos de Saramago”.

[/shc_shortcode]

Fabio Jakobsen vence primeira etapa da Volta ao Algarve em bicicleta

Fabio Jakobsen, da Quick-Step Alpha Vinyl, venceu no sprint a primeira etapa da Volta ao Algarve em bicicleta que ligou ontem Portimão a Lágos. Em segundo lugar ficou Bryan Coquard, da  COFIDIS, seguindo-se Alexander Kristoff, da INTERMARCHÉ – WANTY.

A Quick-Step Alpha Vinyl teve outro ciclista no pódio, pois Remco Evenepoel é o melhor jovem, ele que está na 48.ª edição da Volta ao Algarve para tentar ganhar a corrida pela segunda vez.

Ou seja, a equipa belga tem a Camisola Amarela Turismo do Algarve e a Verde Crédito Agrícola (dos pontos) com Jakobsen e a Branca IPDJ com Evenepoel. João Matias (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados) foi um dos ciclistas da fuga e aproveitou para garantir a liderança na classificação da montanha, subindo assim ao pódio.

Esta quinta-feira é dia da subida ao Alto da Fóia, na Serra de Monchique. Serão 182,4 quilómetros, que começam em Albufeira.