Agrupamento de Escolas visitou “Círculos de Paz” no Mercado Municipal de Montemor-o-Novo

Está patente no Mercado Municipal de Montemor-o-Novo, a exposição “Círculos de Paz”, concretizada através do Projeto educativo 2020/21, numa colaboração profícua entre o Município de Montemor-o-Novo e o Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo.

Nesta quarta-feira, 16 de fevereiro, o vereador do pelouro da Educação, Henrique Lopes, acompanhado por técnicos do Município, recebeu no Mercado Municipal a Diretora do Agrupamento de Escolas, Idalina Bento, e Carla Rodrigues, Adjunta da Direção do Agrupamento, para uma visita a esta exposição.

Recordamos que o Município de Montemor-o-Novo acolheu na Oficina da Criança, durante o ano letivo 2020/2021, 48 turmas da sua comunidade educativa, para refletir sobre o conceito de PAZ. Este projeto surgiu no âmbito do Movimento Municípios pela Paz – Educar pela PAZ, do qual o nosso município é parceiro.

Durante o projeto, as crianças exploraram a temática da PAZ através de jogos, momentos de meditação e relaxamento, sessões de expressão plástica e por fim, com uma visita ao Cromeleque dos Almendres, um monumento megalítico, um espaço onde o circulo é dominante, um lugar místico, de culto e união.

Após terem trabalhado as várias dinâmicas do círculo, as crianças criaram a sua própria Mandala, em que a base da criação foi o próprio círculo e o conteúdo, a harmonia entre linhas, formas e cores.

Uma Mandala é uma representação geométrica da dinâmica relação entre o homem e o mundo que o rodeia. O ponto central da mandala é identificado como a essência do nosso ser, do qual tudo converge ou irradia. As primeiras figuras da mandala refletem o inconsciente pessoal e as extremidades o inconsciente coletivo.