“Bonecos no Mercado” estreia este sábado no Mercado Municipal de Montemor

“Bonecos No Mercado” estreia amanhã, em Montemor-o-Novo, uma produção de Alma d’Arame. O Mercado Municipal será palco desta apresentação, a partir das 10:30 horas.

Ricardo Falcão encenador deste espetáculo explica que este “é um projeto da Alma d’Arame, de Montemor, que surge no âmbito da candidatura, “Garantir Cultura”, um financiamento do Estado”, tendo esta equipa artística sido convidada para desenvolver este projeto que tinha como objetivo, envolver a comunidade montemorense, neste caso, com o Mercado Municipal como ponto de partida para investigação e criação. O encenador revela que “toda a ideia é à volta de três contadores de histórias, que viajam dentro de uma estrutura ambulante e que vão interagindo com as pessoas do Mercado”, de forma a partilhar histórias mas também a ouvir aquilo que, quem passa pelo Mercado, ou trabalha por lá, tem para contar.

Para além da dinamização da cultura, num espaço público e central da cidade, a promoção do Mercado Municipal também é um foco deste projeto, “falar daquelas pessoas que ali estão e que continuam a vender”, ainda que o apelo para a compra em hipermercados, onde tudo é mais rápido e existe em muita quantidade, seja muito forte, “muita gente não sabe que diariamente há bancas da fruta, de legumes e de peixe, no Mercado. São pessoas que, para além de terem produtos gastronómicos espetaculares, são pessoas incríveis, carregadas de histórias”, acrescenta Ricardo Falcão. Para estes artistas foi importante “perceber como o Mercado funcionou, aqui em Montemor, nos últimos 30, 40 anos”, permitindo uma perceção das alterações sociais que foram acontecendo ao longo do tempo.

Desta forma, todo o trabalho de investigação foi feito no local, “fizemos uma residência, no mês de Novembro, em que fazíamos ensaios, entre o espaço da Alma d’Arame e o espaço do Mercado”, o que permitiu uma interações constante com quem visitava ou vendia neste local, “conhecemos a dona Joaquina, a dona Sofia, a dona Isabel, o senhor Saúde, o Miguel e cada um deles com a sua especificidade”, que, tal como confessa o encenador, “alguns destes elementos e destas histórias, entram no espetáculo”. Para além dos montemorenses, também os produtos vendidos nas bancas vão ser estrelas nesta performance, como por exemplo, “as batatinhas que a dona Joaquina vende, vão entrar, há até um fadinho da batata, o Tópê, que toma conta ali do espaço, vai cantar connosco”, destaca Ricardo Falcão.

No projeto estiveram envolvidos “Ricardo Falcão, António Bexiga e Rita Roberto, na co-criação, direção musical e interpretação”, juntamente com toda a equipa da Alma d’Arame, sendo este espetáculo composto por três componentes, “de deambulação pelo espaço, uma parte performativa, fixa no centro do Mercado, junto à fonte e depois tem uma parte de exposição em que o objeto cénico fica exposto no Mercado, para que as pessoas possam ver os objetos de perto”, adianta.

Este é um projeto que nasce em Montemor-o-Novo, “pensado aqui no Mercado”, no entanto, há digressão pensada, “temos já Águeda e Coimbra na rota dos próximo mercados a serem visitados e outros mais”. Ricardo Falcão deixa ainda a o convite a todos para que “apareçam, no dia 12, no Mercado, que seguramente vão levar músicas, histórias e melodias para casa, para se divertirem”.

“Bonecos No Mercado”, estreia amanhã, às 10:30 horas, no Mercado Municipal de Montemor-o-Novo.