520 novos casos de Covid-19 nos últimos 14 dias no concelho de Montemor

Montemor-o-Novo registou nos últimos 14 dias, de 08 a 21 de janeiro, 520 novos casos de Covid-19 (total acumulado), segundo informação do Departamento de Saúde Pública da ARS Alentejo, publicada hoje pelo Município de Montemor.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

O concelho, neste momento, encontra-se com incidência extremamente elevada, segundo a Classificação Europeia de Prevenção e Controlo de Doenças.

Esta informação foi recolhida até às 23:59 horas do dia 21 de janeiro.

[/shc_shortcode]

APAV promove curso de formação para profissionais de saúde

A APAV promove um curso de formação, intitulado de “Pessoas Idosas Vítimas de Crime e de Violência” promovido pela APAV, enquanto beneficiária do Projeto de Formação de Profissionais do Setor da Saúde, cujo Organismo Intermédio é a Administração Central do Sistema de Saúde, I. P.

Este curso conta com uma carga horária total de 30 horas e destina-se a profissionais de saúde ou outros agentes, que atuam na área da saúde, da NUT do Alentejo (Alentejo Litoral, Baixo Alentejo, Lezíria do Tejo, Alto Alentejo e Alentejo Central).

A formação será ministrada em sessões a distância síncronas, através da plataforma Zoom, das 10 às 17 horas, nos dias 31 de janeiro e 7,14, 21 e 28 de fevereiro.

As inscrições são aceites por ordem de chegada até amanhã, terça-feira, dia 25 de Janeiro. Pode consultar toda a informação necessária para a inscrição, aqui.

Proclamação dos Santos Patronos das JMJ na Arquidiocese e inauguração de Santuário JMJ

Ontem, pelas 17 horas, o Arcebispo de Évora concelebra a Eucaristia dominical, com o senhor Bispo, D. Américo Aguiar, Presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023, na Igreja de São Domingos, em Montemor-o-Novo, durante a qual foram proclamados os Santos Patronos das JMJ na Arquidiocese de Évora, São João de Deus e Santa Beatriz da Silva.

Ainda durante o dia estiveram em exposição a Cruz da Jornada Mundial da Juventude e o Ícone de Nossa Senhora, que iniciaram, uma peregrinação por todas as dioceses de Portugal em novembro de 2021, a qual se vai prolongar até julho de 2023.

O dia foi repleto de atividades, durante a manhã com o cortejo dos símbolos desde a Igreja do Calvário até à Igreja de São Domingos e com jogos e dinâmicas para crianças e jovens. A tarde começou com o concerto do grupo da paróquia “Valha-me Deus”, seguindo-se os testemunhos de participantes nas Jornadas. Pelas 17 horas, teve lugar a (Festa da Palavra), na igreja de São Domingos, concelebrada por D. Francisco José Senra Coelho, arcebispo de Évora, e por D. Américo Aguiar, presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023, na qual serão proclamados como Patronos da JMJ na Arquidiocese, S. João de Deus e Santa Beatriz da Silva.

Já no início da noite aconteceu a procissão da Igreja de São Domingos até ao Santuário de Nossa Senhora da Visitação, com recitação de terço, com presidência do Arcebispo de Évora, terminando o dia, às 21 horas, com a : Vigília de Oração, presidida pelo Prelado eborense, no Santuário de Nossa Senhora da Visitação, que nesta celebração será inaugurado como Santuário JMJ da Arquidiocese de Évora, a par do Santuário de Nossa Senhora da Conceição, em Vila Viçosa e da Igreja de S. Francisco, em Évora. Os símbolos seguiram para Arraiolos.

Município de Vila Viçosa promoveu concelho na FITUR, em Madrid

O Município de Vila Viçosa promoveu o concelho, este fim de semana, dias 22 e 23, na FITUR 2022, em Madrid.

Com esta iniciativa, o município teve como objetivo levar e promover o património do concelho, num dos principais palcos internacionais do setor do turismo. ​​​​​​

A Feira Internacional de Turismo – FITUR é uma iniciativa promovida pelo IFEMA (Institución Ferial de Madrid) e pela Organização Mundial do Turismo (OMT),e decorreu na capital espanhola.

Em Montemor-o-Novo votaram 94% dos inscritos em voto antecipado

No concelho de Montemor-o-Novo, dos 535 eleitores para exercer o voto antecipado nas Eleições Legislativas, votaram 505 pessoas, segundo apurou a Rádio Nova Antena junto da Câmara Municipal. Estes valores geram uma elevada percentagem de votantes em relação aos inscritos: 94%.

Em Montemor-o-Novo, como no resto do nosso País, a votação decorreu ao longo do dia deste domingo, 23 de janeiro, dentro do previsto, com normalidade e baixa abstenção. As principais razões apontadas pelos eleitores para se inscrever no voto antecipado foram não estar no concelho de votação a 30 de Janeiro, e evitar uma maior aglomeração de pessoas nas secções de voto, no próximo domingo.

Segundo fonte da Câmara Municipal, votaram em Montemor-o-Novo, eleitores de quase todos os círculos eleitorais do país, tanto de Portugal continental, como das ilhas.

Montemor-o-Novo recebeu os símbolos das Jornadas Mundiais da Juventude

Decorreu ontem, dia 23 de janeiro, a receção dos símbolos das Jornadas Mundiais da Juventude, em Montemor-o-Novo, um dia que ficou marcado pelas atividades e iniciativas promovidas pelos jovens montemorenses, para toda a população do concelho.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Para Tiago Carlos, vigário paroquial das paróquias de Montemor-o-Novo, “o dia correu lindamente”, revelando que, aquando da chegada dos símbolos à cidade, “tínhamos a Igreja do Calvário bastante composta, com muita gente, houve muitas pessoas que quiseram também associar-se a este acolhimento dos símbolos”. Ao início da manhã os jovens transportaram os símbolos, pelas ruas da cidade, até ao Convento de São Domingos, com paragem “no Lar da Santa Casa da Misericórdia, onde os idosos também puderam participar deste momento”, acrescentado Tiago Carlos que este evento, “é para os jovens, com certeza, mas é para todos os portugueses, para toda a gente, de todas as idades”.

Em representação do município esteve o vereador António Pinto Xavier que referiu a importância deste “dia histórico para Montemor”, não só pelo peso que tem para a cidade receber um evento mundial, como pela proclamação do  “Santuário de Nossa Senhora da Visitação em santuário das Jornadas e isso representa muito, para a nossa cidade e, espero também, para os nossos jovens”. O vereador explica que esta é uma fase preparatória para a participação nas JMJ, deixando o desejo de “chegar com toda a força, no verão do próximo ano”, esperando também que seja possível, por parte do município, “realizar uma série de iniciativas que possam trazer jovens, de fora, e que os nossos jovens sintam esta energia, e que esta se contagie, porque são nestes momentos que coisas muito importantes acontecem”.

O chefe dos Escuteiros do Agrupamento 894 de Montemor-o-Novo, Tiago Coelho refere que “este evento, das Jornadas Mundiais da Juventude, têm toda a importância porque é criado e feito para eles e por isso, faz todo o sentido trazermos os ícones”, a Montemor-o-Novo, permitindo aos jovens um encontro com Jesus. Apesar da situação atual de Covid-19, Tiago Coelho revela que os jovens “estão animados, estão muito desejosos que chegue 2023, para poder ir a Lisboa, infelizmente agora com a pandemia temos um bocadinho de dificuldade que eles estejam todos, porque alguns estão em casa confinados”, acrescenta.

Diana Carneiro, uma das jovens presentes a participar neste dia, destaca a importância deste dia porque “é muito gratificante estarmos perto de Jesus e de Maria e termos todos os amigos reunidos”.

Outra jovem presente neste evento foi Margarida Mira que revela que “o feedback até agora tem sido bastante positivo, as pessoas têm estado a aderir imenso, mais do que nós estávamos à espera”, mostrando-se “com bastantes expectativas, eu acho mesmo que vai ser incrível e temos o privilégio de ser em Portugal”.

Montemor-o-Novo recebeu os símbolos da Jornadas Mundiais da Juventude ontem. Os símbolos seguem agora para Arraiolos.

[/shc_shortcode]