Skip to content

Arma e munições apreendidas em processo de violência doméstica

O Comando Territorial de Évora, através do Posto Territorial de Estremoz apreendeu, no dia 7 de janeiro, uma arma e munições no âmbito de um processo de violência doméstica, no concelho de Estremoz.

No âmbito de uma investigação de violência doméstica, e devido ao perigo de continuidade do crime, nomeadamente de ameaças de morte e possíveis agressões contra a vítima, uma mulher de 81 anos, foi dado cumprimento a um mandado de busca domiciliária que permitiu apreender uma espingarda de caça de calibre 12 e 27 munições.

O agressor, um homem de 89 anos, já tinha sido constituído arguido no âmbito do processo de violência doméstica.

Os factos foram remetidos ao Tribunal Judicial de Vila Viçosa.

EB 2,3 de Montemor-o-Novo está a participar nas XL Olimpíadas Portuguesas de Matemática

A Escola Básica 2,3 S. João de Deus de Montemor-o-Novo está a participar nas XL Olimpíadas Portuguesas de Matemática (OPM), na Categoria Júnior, destinada a alunos do 6º e 7º anos de escolaridade, do ano letivo de 2021/2022.

Da primeira eliminatória deste concurso os melhores classificados foram, Vasco Alexandre Domingos Reis, do 7ºG, no topo da classificação, Afonso Duarte Paulo, da turma G do 7º ano, em segundo lugar e a fechar o pódio Tiago Ferreira, do 6ºG. A segunda eliminatória realiza-se no próximo dia 12 de Janeiro, tendo Vasco Alexandre Domingos Reis sido apurado para esta fase.

Esta é um aprova que consiste na resolução de problemas apelando, sobretudo, à capacidade de raciocínio, ao engenho e à imaginação dos estudantes. Devido à situação pandémica que estamos a viver, foi decisão da organização que todas as escolas serão anfitriãs, pelo que os alunos apurados para esta eliminatória realizarão as provas nas respetivas escolas a que pertencem.

Montemor recebe 23ª edição do Critério Paulo Guerra em fevereiro

No próximo dia 15 de Janeiro continua a 23ª edição do Critério Paulo Guerra continua em Mourão, uma iniciativa da Associação de Atletismo de Évora, em colaboração com a Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC), apoiado pelos do Alentejo Central e Clubes filiados praticantes da modalidade.

Esta edição do corta-mato conta com um total de nove provas passando, no dia 15 de Janeiro, por Borba, Mourão, dia 22 janeiro, pelas Alcáçovas, Viana do Alentejo, dia 29 de Janeiro, em Redondo, dia 5 de Fevereiro em  Évora, dia 12 de Fevereiro em Reguengos de Monsaraz, no dia 19 de Fevereiro em Montemor-o-Novo, dia 5 de março em Portel, terminando dia 19 de março em Pavia, Mora.

Esta é um aprova que pretende motivas atletas e clubes filiados na Associação de Atletismo de Évora a este tipo de práticas desportivas, envolvendo os municípios do Alentejo Central, contribuindo para divulgação e promoção desta modalidade, bem como do Desporto Escolar.

Devido à situação de Covid-19 a organização da prova tomou todas as medidas necessárias de forma a que o evento decorra com toda a normalidade e segurança possíveis, tanto para os participantes, como para espectadores.

Esta prova recebe o nome do atleta Paulo Guerra com o objetivo de homenagear o representante do Grupo Desportivo Diana e o Lusitano Arraiolense que se tornou uma figura a nível mundial ao conquistar, na época de corta-mato 98/99, a medalha de bronze no Mundial da especialidade.

A temperatura vai descer a partir de terça-feira

As temperaturas mínimas vão descer gradualmente, a partir de amanha e até ao fim de semana, alcançando valores negativos no interior Norte e Centro, de -3ºC, e entre 0ºC a 7ºC no restante território, segundo informações avançadas pelo IPMA.

Quanto à temperatura máxima, sofrerá alterações significativas, situando-se entre os entre 8ºC e 18°C, não estando prevista chuva para a próxima semana.

Já são permitidos saldos nas lojas físicas

A partir de hoje já podem existir saldos, em Portugal, nas lojas físicas; no entanto, algumas lojas promovem este tipo de descontos online.

Esta medida foi tomada em Conselho de Ministros, sendo que no comunicado consta que até 9 de janeiro de 2022 “são proibidas, em estabelecimento, práticas comerciais com redução de preço”.

Pamela Figueira (na foto) é funcionária numa loja do centro histórico da cidade de Elvas (PTN Store) e refere que a situação está “muito complicada. Esperemos que, a partir do dia 9, possamos entrar com saldos e descontos nos nossos artigos para dar mais movimento à nossa cidade e ao nosso comércio que estão completamente desertos”. A opção para praticar preços mais baixos passa pela página de internet, onde os saldos “são permitidos”.

Também o prazo para devoluções e trocas foi alargado até 31 de janeiro. Normalmente, os saldos costumam ocorrer no período entre o Natal e o ano novo e depois nos primeiros dias do ano, sendo que este ano, a situação não se verificou, pelo menos, nas lojas físicas.

Montemor-o-Novo realiza testes covid gratuitos até final de janeiro

Há três farmácias em Montemor-o-Novo onde se pode realizar o teste rápido antigénio da covid-19, sendo estes totalmente gratuitos, até dia 31 deste mês.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Pode realizar até quatro testes, no entanto é necessário fazer marcação, nas farmácias Freitas, para o número 266 892 226 ou 964 703 872, Montemor, através do contacto 266 857 139 e na Novalentejo pelo 962 231 779.

[/shc_shortcode]