Saiba o que é o cobro no programa De Boa Saúde desta semana

O cobro ou herpes-zóster é uma doença infeciosa que só se manifesta em pessoas que já tenham tido varicela. O vírus da varicela fica adormecido e é reativado mais tarde, normalmente em pessoas mais velhas, ainda que também possa afetar crianças.

O médico Pintão Antunes explica que “o herpes manifesta-se de forma cutânea, através de umas vesículas que rebentam e dão origem a uma crosta. Este vírus pode ser simples ou mias extenso que já se chama herpes-zóster. Quem se lembra das varicelas recorda que inicialmente o corpo fica vermelho, de seguida forma-se a bolha de água que fica com crosta. A crosta cai ao fim de cerca de duas semanas e a pessoa fica curada. O problema é que o cobro é mais agressivo”.

Antigamente o tratamento era feito à base de um óleo que atrasava o aparecimento das crostas. Hoje em dia, como refere o médico, “já existem anti virais capazes de combater este vírus na fase inicial”.

O cobro ou herpes-zóster é o tema da edição desta semana do programa De Boa Saúde, com Carlos Falcato e o médico Pintão Antunes.

Picada de abelha é o tema do “De Boa Saúde”

Ser picado por uma abelha, ou vespa que injeta um veneno no ser humano, é algo muito incómodo e doloroso, provocando uma reação alérgica, mas na maioria dos casos não provoca complicações mais graves.

No programa desta semana do “De Boa Saúde”, o médico Pintão Antunes explica que “a picada da abelha provoca um inchaço no local, mas não mata, a não ser em casos muito pontuais é que a reação alérgica toma proporções maiores, como uma reação anafilática”.

As picadas da abelha estão em destaque esta semana no programa “De Boa Saúde”, com Carlos Falcato e o médico Pintão Antunes.

Causas e sintomas das varizes no “De Boa Saúde”

As varizes são veias doentes, dilatadas, tortuosas e superficiais nas pernas ou coxas que afetam, sobretudo as mulheres.

No programa “De Boa Saúde”, desta semana o médico Pintão Antunes explica que as varizes se caracterizam “por pernas cansadas, pesadas e doridas, uma vez que o papel da veia não está a ser cumprido”. Para tal, Pintão Antunes dá alguns conselhos para minimizar as consequências das varizes, como “utilizar meias de descanso, consultar um médico para tomar medicação, e evitar estar muito tempo em pé”.

As varizes são mais comuns nas mulheres, sobretudo na gravidez, e segundo o médico Pintão Antunes, “devemos fazer de tudo” para evitar esta patologia, como levantar as pernas quando estamos muito tempo de pé e caminhar é essencial”.

As varizes, bem como as suas causas e tratamento são o tema em destaque esta semana no programa “De Boa Saúde”, com Carlos Falcato e o médico Pintão Antunes.

Gordura visceral em destaque no “De Boa Saúde”

A gordura visceral está associada a um maior risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, sobretudo enfarte e aterosclerose, uma vez que pode também ficar depositada no coração.

O médico Pintão Antunes, na edição desta semana do “De Boa Saúde”, explica que esta gordura regista-se ao nível das vísceras, isto é, de órgãos como o fígado, o estômago e o intestino, estabelecendo ainda a distinção entre os seus dois tipos: ginóide e andróide.

A obesidade ginóide verifica-se quando a gordura se localiza particularmente na região inferior do corpo, que compreende os quadris, as nádegas e as coxas. É mais comum nas mulheres e dá ao corpo a forma de uma pêra.

Já a obesidade andróide diz respeito à gordura que se localiza na região da cintura, é mais comum nos homens e faz com que o corpo se aproxime do formato de uma maçã.

A comida vegetariana é o tema do “De Boa Saúde”

A comida vegetariana é a base da alimentação de muitas pessoas, que exclui carne e peixe e que pode ou não incluir derivados de origem animal, como leite e ovos, tendo vindo, nos últimos anos a ganhar cada vez mais adeptos.

Estudos revelam que adotar uma dieta vegetariana reduz o risco de desenvolver diabetes tipo 2, além de complicações como colesterol elevado, pressão alta e síndrome metabólica.

O médico Pintão Antunes, na edição desta semana do “De Boa Saúde” esclarece que, e apesar de não ter muito conhecimento científico sobre o assunto, que “o ser humano começou a prejudicar a sua saúde com a ingestão em excesso, de carne, apesar de ser importante o ser humano deve comer hidratos de carbono, proteínas, gordura, água, doces.” No caso dos veganos “há proteínas vegetais, sendo que a dificuldade está em orientar uma dieta a base de proteínas, que deve ser acompanhada”.

O homem tem que “repensar e regrar a sua alimentação, e fazer uma alimentação variada, baseada na roda dos alimentos”, refere Pintão Antunes.

A alimentação vegetariana está em destaque esta semana, no programa de “Boa Saúde”, com Carlos Falcato e o médico Pintão Antunes.