Saiba o que é o cobro no programa De Boa Saúde desta semana

O cobro ou herpes-zóster é uma doença infeciosa que só se manifesta em pessoas que já tenham tido varicela. O vírus da varicela fica adormecido e é reativado mais tarde, normalmente em pessoas mais velhas, ainda que também possa afetar crianças.

O médico Pintão Antunes explica que “o herpes manifesta-se de forma cutânea, através de umas vesículas que rebentam e dão origem a uma crosta. Este vírus pode ser simples ou mias extenso que já se chama herpes-zóster. Quem se lembra das varicelas recorda que inicialmente o corpo fica vermelho, de seguida forma-se a bolha de água que fica com crosta. A crosta cai ao fim de cerca de duas semanas e a pessoa fica curada. O problema é que o cobro é mais agressivo”.

Antigamente o tratamento era feito à base de um óleo que atrasava o aparecimento das crostas. Hoje em dia, como refere o médico, “já existem anti virais capazes de combater este vírus na fase inicial”.

O cobro ou herpes-zóster é o tema da edição desta semana do programa De Boa Saúde, com Carlos Falcato e o médico Pintão Antunes.