A comida vegetariana é o tema do “De Boa Saúde”

A comida vegetariana é a base da alimentação de muitas pessoas, que exclui carne e peixe e que pode ou não incluir derivados de origem animal, como leite e ovos, tendo vindo, nos últimos anos a ganhar cada vez mais adeptos.

Estudos revelam que adotar uma dieta vegetariana reduz o risco de desenvolver diabetes tipo 2, além de complicações como colesterol elevado, pressão alta e síndrome metabólica.

O médico Pintão Antunes, na edição desta semana do “De Boa Saúde” esclarece que, e apesar de não ter muito conhecimento científico sobre o assunto, que “o ser humano começou a prejudicar a sua saúde com a ingestão em excesso, de carne, apesar de ser importante o ser humano deve comer hidratos de carbono, proteínas, gordura, água, doces.” No caso dos veganos “há proteínas vegetais, sendo que a dificuldade está em orientar uma dieta a base de proteínas, que deve ser acompanhada”.

O homem tem que “repensar e regrar a sua alimentação, e fazer uma alimentação variada, baseada na roda dos alimentos”, refere Pintão Antunes.

A alimentação vegetariana está em destaque esta semana, no programa de “Boa Saúde”, com Carlos Falcato e o médico Pintão Antunes.