Colesterol em destaque do “De Boa Saúde”

DrPintaoFalcato.jpgO colesterol é um tipo de lípido produzido pelo fígado ou obtido através dos alimentos, sendo essencial para o bom funcionamento do nosso organismo.

Quando em excesso, acumula-se na parede das artérias, impedindo a normal circulação do sangue, provocando uma aterosclerose.

Na edição desta semana do programa “De Boa Saúde”, o médico Pintão Antunes explica que o colesterol total resulta do somatório do colesterol HDL com o LDL, lembrando que o mesmo “é necessário à vida”, mas, como tudo, “com peso e medida”.

Com o colesterol, diminui a quantidade de oxigénio que chega aos tecidos e órgãos, nomeadamente ao cérebro e ao coração, e podem surgir doenças como AVC e enfarte do miocárdio, duas das principais causas de morte e incapacidade em Portugal.

Os níveis altos de colesterol não dão sintomas, pelo que é aconselhável que faça análises de rotina, pelo menos, todos os anos. Em geral, o colesterol total deve ser inferior a 190 mg/dL.

Os fatores de risco para ter colesterol alto podem variar entre idade, os próprios genes, os hábitos tabágicos, a alimentação, excesso de peso, obesidade ou diabetes, sendo que ter estas doenças aumenta o risco de níveis de colesterol acima do normal.