Pé Diabético no “De Boa Saúde” desta semana

DrPintaoECarlosFalcato.jpgO Pé Diabético é uma das principais complicações da diabetes, estimando-se que ocorram, a nível mundial, duas amputações por minuto à custa deste distúrbio.

De acordo com a Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal, entre 20 a 25% das admissões hospitalares de pessoas com diabetes devem-se a esta complicação.

Na edição desta semana do “De Boa Saúde”, o médico Pintão Antunes explica que o pé diabético se “deve a uma diabetes não controlada”.  Pintão Antunes explica que os pés dos diabéticos devem ser sempre muito vigiados, para evitar complicações maiores.

Considerada uma zona crítica, pela falta de cuidados estruturados nesta área, a região do Alentejo é aquela em que os doentes apresentam maior risco de lesão, segundo as conclusões de um projeto-piloto da Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal, que desenvolveu nos concelhos de Montemor-o-Novo, Vendas Novas e Alcácer do Sal, com o propósito de prevenir e controlar o pé diabético junto dos utentes de lares e centro de dia.