Medicamentos fora do prazo no “De Boa Saúde”

DrPintaoECarlosFalcato.jpgOs medicamentos fora do prazo, e até mesmo as embalagens vazias, devem ser entregues na farmácia, isto porque tal como a maioria do lixo deve ser devidamente tratada, também os medicamentos, por serem químicos, se forem deixados livremente no ambiente, irão contaminá-lo e colocar em risco a nossa saúde.

O médico Pintão Antunes, na edição desta semana do “De Boa Saúde”, lembra que os medicamentos, fora do prazo de validade, podem não fazer mal, mas acabam por não surtir o devido efeito.

“Se estiver fora de prazo, um antibiótico, por exemplo, pode não estar ativo o suficiente”, alega o médico, aconselhado a população a não deixar o mesmo passar a data da sua validade.

“Não comprem medicamentos para a coleção”, defende ainda Pintão Antunes, explicando que o melhor é ter apenas uma reserva. Os medicamentos fora do prazo de validade devem ser recolhidos e tratados em estações de tratamento especiais, sendo que a recolha se faz sob controlo farmacêutico. Já os medicamentos dentro do prazo de validade podem ser recolhidos e doados.