
O Presidente da Câmara Municipal de Estremoz, Luís Mourinha, foi condenado a uma pena prisão de dois anos e oito meses com pena suspensa, ao pagamento de uma indemnização de 1.882,50 euros acrescidos de juros de mora por danos patrimoniais e 4.500,00 euros por danos não patrimoniais à Liga dos Amigos do Castelo de Evoramonte (LACE), bem como à perda de mandato na pena acessória.
Na origem do diferendo está uma queixa da LACE, depois de Luís Mourinha, na qualidade de presidente da câmara ter dirigido a Eduardo Basso, presidente da direção da LACE, uma carta informando-o de que retirava apoio da autarquia às iniciativas daquela associação, nomeadamente a atribuição de subsídios, utilizando papel timbrado do município, depois de alegadamente Basso ter criticado Luís Mourinha.
O tribunal de Estremoz resolveu absolver o autarca da prática do crime de prevaricação. No entanto, na sequência do recurso interposto pela LACE, o Tribunal da Relação de Évora aceitou ordenou a repetição do julgamento do presidente da câmara de Estremoz.
A condenação do autarca é consequência da queixa-crime apresentada em 2010 por Eduardo Basso, presidente da LACE e ex-director do extinto quinzenário Ecos, depois do município de Estremoz ter suspendido parte do subsídio que fora atribuído durante a gestão do socialista José Alberto Fateixa, em 2009, à associação.
Luís Mourinha não presta declarações, mas informa que irá recorrer da sentença.

Um incêndio, ocorrida na noite de ontem, domingo dia 26, está a ser investigado pela Polícia Judiciária (PJ). O sinistro teve lugar numa habitação, na urbanização da Horta das Figueiras, na periferia da cidade, provocou um morto e um desalojado.
Um ciclista de 40 anos morreu na sequência de uma colisão entre um automóvel e a sua bicicleta, cerca das onze e meia da manhã desta segunda-feira dia 27, na estrada nacional nº 4, entre Montemor-o-Novo e Vendas Novas, junto às antenas da Marconi.
O Green Cork Escolas, promovido pela Quercus, visa a promoção da sustentabilidade e divulga a cortiça como material totalmente reciclável e reutilizável.
A Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Montemor-o-Novo vai realizar uma assembleia geral esta segunda-feira, dia 27.
A Guarda Nacional Republicana de Évora registou este fim-de-semana, dias 24, 25 e 26 de março, dez acidentes de viação (cinco colisões, quatro despistes e um atropelamento de animal).
Notícias da manhã de segunda-feira, 27 de março, na Rádio Nova Antena, numa edição de Cláudia Clérigo.