Presidente da Câmara Municipal de Estremoz perde mandato

LuisMourinha.jpg

O Presidente da Câmara Municipal de Estremoz, Luís Mourinha, foi condenado a uma pena prisão de dois anos e oito meses com pena suspensa, ao pagamento de uma indemnização de 1.882,50 euros acrescidos de juros de mora por danos patrimoniais e 4.500,00 euros por danos não patrimoniais à Liga dos Amigos do Castelo de Evoramonte (LACE), bem como à perda de mandato na pena acessória.

Na origem do diferendo está uma queixa da LACE, depois de Luís Mourinha, na qualidade de presidente da câmara ter dirigido a Eduardo Basso, presidente da direção da LACE, uma carta informando-o de que retirava apoio da autarquia às iniciativas daquela associação, nomeadamente a atribuição de subsídios, utilizando papel timbrado do município, depois de alegadamente Basso ter criticado Luís Mourinha.

O tribunal de Estremoz resolveu absolver o autarca da prática do crime de prevaricação. No entanto, na sequência do recurso interposto pela LACE, o Tribunal da Relação de Évora aceitou ordenou a repetição do julgamento do presidente da câmara de Estremoz.

A condenação do autarca é consequência da queixa-crime apresentada em 2010 por Eduardo Basso, presidente da LACE e ex-director do extinto quinzenário Ecos, depois do município de Estremoz ter suspendido parte do subsídio que fora atribuído durante a gestão do socialista José Alberto Fateixa, em 2009, à associação.

Luís Mourinha não presta declarações, mas informa que irá recorrer da sentença.

Judiciária investiga morte em fogo numa casa em Évora

policia_judiciaria.jpgUm incêndio, ocorrida na noite de ontem, domingo dia 26, está a ser investigado pela Polícia Judiciária (PJ). O sinistro teve lugar numa habitação, na urbanização da Horta das Figueiras, na periferia da cidade, provocou um morto e um desalojado.

A vítima morta é um homem de 66 anos, localizado sem vida quando os bombeiros combatiam o incêndio, que deflagrou cerca das oito e meia da noite. Além de provocar um morto, o incêndio deixou uma pessoa desalojada, disse fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Évora.

O fogo destruiu a sala e um quarto da casa. As operações de socorro prolongaram-se por cerca de cinco horas e mobilizaram 20 operacionais e dez viaturas dos bombeiros, Instituto Nacional de Emergência Médica, PSP, PJ e Serviço Municipal de Proteção Civil.

Ciclista morre entre Montemor e Vendas Novas

AcidentePlaca.jpgUm ciclista de 40 anos morreu na sequência de uma colisão entre um automóvel e a sua bicicleta, cerca das onze e meia da manhã desta segunda-feira dia 27, na estrada nacional nº 4, entre Montemor-o-Novo e Vendas Novas, junto às antenas da Marconi.

Segundo fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Évora, o ciclista foi colhido pela colisão do veículo automóvel com a traseira do seu velocípede.

Nas operações de socorro, estiveram presentes dez operacionais dos bombeiros, Instituto Nacional de Emergência Médica e Guarda Nacional Republicana, além de cinco viaturas.

Associação de Dadores de Sangue hoje com assembleia geral

Associao_de_Dadores_Benvolos_de_Sangue_ADBS_de_Montemor-o-Novo.jpgA Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Montemor-o-Novo vai realizar uma assembleia geral esta segunda-feira, dia 27.

A assembleia tem início pelas 20.30 horas, nas instalações da sede da associação, tendo por ordem de trabalho os seguintes pontos: apresentação, discussão e votação de contas; eleição de novos corpos gerentes; e outros assuntos.

GNR regista dez acidentes durante o fim-de-semana

guardanrepA Guarda Nacional Republicana de Évora registou este fim-de-semana, dias 24, 25 e 26 de março, dez acidentes de viação (cinco colisões, quatro despistes e um atropelamento de animal).

No âmbito da criminalidade, registaram-se 16 ocorrências criminais.

O posto móvel da GNR está hoje nas localidades de Montoito, Aldeias de Montoito e Falcoeiras.

Notícias da manhã de segunda-feira, 27 de março

LogoRna.pngNotícias da manhã de segunda-feira, 27 de março, na Rádio Nova Antena, numa edição de Cláudia Clérigo.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Temas em destaque:

– Biblioteca Municipal Almeida Faria tem novo horário de funcionamento;

– Grupo União Sport perdeu em casa por 1-0 frente ao Alcaçovense;

– 1º Fórum AMAlentejo decorre em Campo Maior;

– Comissão Europeia tem aberta consulta pública sobre prioridades e reforço do Corpo Europeu de Solidariedade;

– Marcelo Rebelo de Sousa promulga taxa anual de 50 cêntimos no preço da água;

– e Green Cork Escolas está a decorrer até junho.

[/shc_shortcode]