O ex-presidente da República Mário Soares morreu hoje no Hospital da Cruz Vermelha em Lisboa. Soares, de 92 anos, estava internado e o seu estado tinha vindo a agravar-se.
Mário Alberto Nobre Lopes Soares, nasceu em Lisboa, a 7 de Dezembro de 1924, sendo um político de profissão e vocação, co-fundador do Partido Socialista, a 19 de abril de 1973, tendo um longo percurso de oposição ao antigo regime, atividades que levariam o governo de Salazar a deportá-lo para São Tomé, onde permaneceu até o governo de Marcello Caetano lhe permitiu o exílio em França.
Após a revolução iniciada no dia 25 de abril de 1974, Mario Soares afirmou-se como líder partidário, tendo chefiado o Governo, como Primeiro-Ministro dos I, II e IX governos constitucionais, com um papel muito importante na adesão de Portugal à então CEE. Mas, o seu legado mais importante na história do País foi quando desempenhou a função de Presidente da República durante dois mandatos, entre 1986 e 1996. Tendo em 1986 vencido, à segunda volta, as eleições mais disputadas para Belem contra Freitas do Amaral.