
A ExpoMora está de regresso ao Parque de Feiras e Exposições de Mora, entre os dias 11 e 13 de setembro, para três dias de programação diversificada, com música, cultura, atividades desportivas, animação infantil e a participação do tecido empresarial do concelho.
Com entrada gratuita, o certame é promovido pela Câmara Municipal de Mora e apresenta este ano uma programação pensada para diferentes públicos e com atividades distribuídas ao longo de todo o dia. Entre os principais destaques musicais estão os concertos de Nena, na sexta-feira, Miguel Araújo, no sábado, e Bispo, no domingo.
A grande novidade desta edição é, segundo o presidente da Câmara Municipal de Mora, Luís Simão de Matos, o regresso da corrida de touros, marcada para domingo, às 17h30. “A novidade maior é o regresso da tourada”, afirmou o autarca, destacando também a preocupação em construir um programa capaz de chegar a diferentes gerações.
O objetivo passa por garantir que o recinto permaneça ativo durante o maior número de horas possível. “Tentámos fazer um programa que abrangesse os gostos de todas as faixas etárias”, explicou, acrescentando que a organização procurou assegurar “uma animação que decorresse ao longo de todo o dia”.
Na sexta-feira, a música estará a cargo de Nena, enquanto no sábado será Miguel Araújo a subir ao palco principal. O domingo será dedicado sobretudo ao público mais jovem, com o concerto de Bispo. A programação musical inclui ainda outros momentos de animação, entre os quais a atuação da Orquestra Albicastrense, no sábado, às 18h00, e De Moda em Moda, às 19h00.
A componente desportiva assume igualmente um papel de destaque. As manhãs de sábado e domingo serão dedicadas a atividades como o torneio de padel, torneio da malha, passeio BTT e Color Run, juntando-se à programação a corrida de touros e um espetáculo destinado às crianças, no palco secundário, no domingo, às 18h00.
As noites terminam com a atuação de DJ no Palco da Juventude, permitindo prolongar a animação e o convívio no recinto.
Para o presidente da Câmara Municipal, a ExpoMora representa, acima de tudo, uma iniciativa pensada para a população do concelho, mas também uma oportunidade para dar visibilidade à economia local. “São três dias que fazemos para o concelho, são três dias para as pessoas se divertirem”, afirmou o autarca, salientando igualmente a importância da mostra do tecido económico e empresarial de Mora.
Segundo o presidente, a ExpoMora permite aos empresários locais “divulgar aquilo que fazem ao longo de todo o ano” e criar oportunidades para promover os seus produtos e serviços e realizar negócio.
A realização do certame deverá também contribuir para dinamizar o comércio e a restauração locais, através da presença de visitantes durante os três dias. O autarca sublinha que a feira “vai trazer aqui muitas, muitas pessoas”, que, além de assistirem aos espetáculos e participarem nas atividades, poderão também usufruir dos restaurantes e do comércio do concelho.
A ExpoMora 2026 assume, assim, uma dupla dimensão: por um lado, proporciona três dias de festa, cultura, desporto e entretenimento à população; por outro, funciona como uma montra do que Mora tem para oferecer, dando espaço à divulgação das empresas e à dinamização da economia local.














