Skip to content

Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo continua a apostar nos cursos profissionais

O Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo vai continuar a apostar nos cursos profissionais no próximo ano letivo, reforçando a oferta em áreas como desporto, ação educativa e mecânica, e preparando a abertura de novas formações ligadas à robótica e ao setor dos bombeiros. A aposta passa por aproximar a escola do mercado de trabalho e reforçar a componente prática do ensino.

O subdiretor do agrupamento, Francisco Salgueiro, sublinha que os cursos profissionais representam uma via com múltiplas oportunidades para os alunos. “Para além de concluírem o ensino secundário, têm a possibilidade e saem com essa capacidade e com essa competência de nível 4 de poderem ingressar no mercado de trabalho no dia a seguir”, afirmou, acrescentando que estes estudantes podem também prosseguir estudos no ensino superior. “Não só podem ir para o ensino superior, como também têm alguma facilidade, digamos assim, ou alguns caminhos abertos que outros alunos não têm”, referiu.

Para o próximo ano letivo, a oferta formativa mantém cursos já existentes e introduz novidades. “Vamos manter os cursos que temos este ano e vamos abrir um curso profissional de técnico de mecatrónica”, explicou Francisco Salgueiro. O responsável adiantou ainda a intenção de voltar a abrir o curso de Bombeiro, em parceria com os Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo, uma formação que terá parte da componente prática nas próprias instalações da corporação.

O subdiretor destaca ainda a forte ligação entre a escola e a comunidade envolvente, sobretudo através da formação em contexto de trabalho. “Estamos a fazer 600 horas de estágio e por isso empresas, clubes, Câmara Municipal, várias entidades do concelho acolhem estes alunos”, referiu, sublinhando que esta ligação permite uma verdadeira aproximação ao mundo laboral. “É a abertura da escola também ao mundo do trabalho e ao contacto com aquilo que nos rodeia”, afirmou.

Francisco Salgueiro defende que o ensino profissional combina teoria e prática de forma equilibrada. “O ensino profissional é um ensino teórico-prático de aplicação de conhecimentos, de concretização e de realização de atividades”, explicou, destacando o papel das parcerias com entidades locais e a importância dos estágios como experiência formativa essencial.

No que respeita ao processo de matrículas, o subdiretor esclarece que este deverá decorrer a partir de meados de julho, após a conclusão dos exames dos alunos do 9.º ano. “Os alunos que tenham interesse no ensino profissional podem, junto do agrupamento, fazer a sua matrícula”, concluiu.

Compartilhe este artigo: