Skip to content

Incêndio na Zona Industrial da ADUA entra em fase de rescaldo e vigilância

O incêndio que deflagrou na Zona Industrial da ADUA encontra-se atualmente em fase de vigilância, rescaldo e consolidação, segundo informação atualizada pelas autoridades.

Os trabalhos no terreno continuam a ser condicionados pela elevada carga térmica e pelas características dos materiais envolvidos, o que tem dificultado o processo de extinção. De acordo com os meios de socorro, o tipo de combustível presente “confere uma grande complexidade ao processo de combustão”, mantendo a necessidade de intervenção prolongada.

Os Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo mantêm-se no local, com especial incidência durante o período noturno. Nesta fase, as operações centram-se no rescaldo, através da remoção de material combustível para permitir o acesso a pontos quentes ainda ativos. “Nesta fase, é já possível afirmar que o incêndio apresenta sinais de cedência à ação dos meios de combate”, refere a informação operacional.

As equipas de socorro continuam a acompanhar permanentemente a ocorrência, assegurando a proteção de pessoas, bens e infraestruturas.

A direção e intensidade do vento têm provocado, pontualmente, maior concentração de fumo em algumas zonas da cidade, com especial incidência na própria área industrial da ADUA.

Face a esta situação, mantêm-se as recomendações de proteção à população, nomeadamente manter portas e janelas fechadas, reduzir a utilização de sistemas de ventilação que captem ar do exterior e, quando necessário sair, utilizar máscara de proteção adequada (FFP2 ou FFP3).

O Município de Montemor-o-Novo garante que continua a acompanhar de perto a evolução da ocorrência, em articulação com as entidades competentes, estando previstas novas atualizações ao longo das próximas horas.

Compartilhe este artigo: