Skip to content

Montemor-o-Novo celebra o 25 de Abril com espetáculo “Era uma vez um País a Preto e Branco: Estórias de Abril”

No âmbito das comemorações do 52.º aniversário do 25 de Abril, o Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Faria, em Montemor-o-Novo, recebe no próximo dia 25 de abril de 2026, pelas 15h00, o espetáculo “Era uma vez um País a Preto e Branco: Estórias de Abril”, com criação e interpretação de Lita Pedreira e Luís Geraldo.

Este espetáculo propõe uma viagem ao passado, revisitando o quotidiano vivido durante a ditadura do Estado Novo e ajudando o público, especialmente os mais jovens, a compreender o significado da palavra “Revolução” e o valor da liberdade conquistada em Abril.

Inspirado em factos históricos, registos fotográficos e testemunhos reais — incluindo cartas, diários e relatos — o espetáculo narra a história de um país descrito como “a preto e branco”, onde o medo e a repressão marcavam a vida das pessoas. Através de memórias familiares e experiências vividas, são evocadas histórias de perseguição política, censura e prisão, destacando a importância da coragem de quem lutou pela liberdade.

Com uma linguagem acessível e emotiva, “Era uma vez um País a Preto e Branco: Estórias de Abril” pretende construir uma ponte entre o passado e o presente, incentivando a reflexão sobre a liberdade enquanto conquista coletiva e frágil, que deve ser preservada diariamente.

A iniciativa integra o programa oficial das comemorações do 25 de Abril promovidas pelo Município de Montemor-o-Novo. O programa completo pode ser consultado no site oficial da autarquia.

A entrada é gratuita, convidando toda a comunidade a participar nesta celebração da memória histórica e dos valores de Abril.

Compartilhe este artigo: