Skip to content

CCDR Alentejo atribui voto de louvor aos “Bandidos do Cante” após vitória no Festival da Canção

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, I.P. (CCDR Alentejo) atribuiu um voto de louvor ao grupo “Bandidos do Cante”, em reconhecimento pela sua vitória no Festival da Canção 2026, distinguindo o contributo do projeto para a valorização da identidade cultural alentejana.

A distinção foi entregue no dia 13 de abril e destaca o impacto artístico e simbólico do grupo oriundo de Beja, que levou ao palco uma proposta musical inspirada no Cante Alentejano, expressão reconhecida do património cultural imaterial da região.

Segundo a CCDR Alentejo, o resultado alcançado representa não apenas um mérito artístico, mas também um motivo de orgulho regional e de projeção da cultura alentejana no panorama nacional e internacional. “O Conselho Diretivo da CCDR Alentejo manifesta público louvor ao grupo ‘Bandidos do Cante’, pela notável conquista alcançada com a vitória no Festival da Canção 2026, feito que muito honra a região do Alentejo e projeta a sua identidade cultural”, refere a proposta de louvor.

No mesmo documento, a entidade sublinha a importância da ligação entre tradição e inovação musical, destacando a capacidade do grupo em reinterpretar o património cultural da região. “Ao levarem a palco uma proposta musical inspirada nesta tradição, demonstraram que o património cultural imaterial do Alentejo está vivo, capaz de dialogar com novas linguagens musicais e alcançar reconhecimento junto de públicos diversos.”

A CCDR Alentejo salientou ainda o simbolismo da participação do grupo na Eurovisão da Canção, considerando que este momento representa uma oportunidade de projeção internacional da cultura alentejana. “Esta vitória permite que um grupo alentejano leve a sua expressão cultural ao palco europeu, tornando-se embaixador de uma herança coletiva e contribuindo para a divulgação internacional das suas raízes.”

A entidade regional felicitou publicamente os “Bandidos do Cante” e reforçou o compromisso com a promoção dos agentes culturais da região, destacando o seu papel na valorização da identidade do Alentejo.

Compartilhe este artigo: