
Na EB1 e Jardim de Infância de São Cristóvão, no concelho de Montemor-o-Novo decorrem semanalmente sessões de meditação, ministradas por um dos encarregados de educação, Mestre Lama Gyurme. O projeto intitulado “Meditar e Crescer” tem como principal objetivo promover o bem-estar emocional, a concentração e o equilíbrio interior, através de práticas simples de respiração, silêncio, escuta e consciência corporal.
De forma lúdica e acessível, os alunos trabalham a capacidade de se focarem no presente, a reconhecer as suas emoções e a cultivar atitudes de calma, empatia e gratidão no seu dia-a-dia escolar.
Maria Glória Almeida, educadora do Jardim de Infância de S. Cristóvão, em declarações à RNA, referiu que “Meditar e Crescer” é uma atividade dinamizada pelo mestre Lama Gyurme, encarregado de educação de duas crianças que frequentam a escola de São Cristóvão, tendo sido uma proposta deste encarregado de educação e uma vez que esta vem ao encontro de projetos desenvolvidos pelo Jardim de Infância e pelo primeiro ciclo, respetivamente, de imediato a atividade foi bem acolhida pelos docentes. Visando práticas simples de exercícios de respiração, posturas, relaxamento corporal, momentos de silêncio, atenção e reconhecimento de emoções, as atividades são desenvolvidas em sessões semanais de cerca de 15 a 20 minutos no início das manhãs”.
A atividade “Está diretamente ligada ao crescimento das crianças e aos benefícios pedagógicos e socioemocionais que daqui possam advir. Objetivamos a melhoria das capacidades de atenção e concentração, com um impacto positivo nas aprendizagens. Pretendemos o desenvolvimento da autorregulação emocional através da gestão do stress, da ansiedade e da impulsividade. Queremos contribuir para a promoção de atitudes de calma, empatia e respeito, assim como para o fortalecimento do bem-estar emocional e o apoio às competências pessoais e sociais. Sendo um projeto anual, a sua avaliação e pertinência tem sido feita várias vezes ao longo do ano. Até à data, a avaliação tem sido muito positiva por parte de todos os intervenientes”, acrescentou.
“A contribuição para a formação de crianças mais conscientes, equilibradas e disponíveis para aprender e se tornarem seres humanos responsáveis, solidários e conscientes espectadores são alguns dos benefícios pretendidos, valorizando não apenas o sucesso académico, mas também a educação emocional e o bem-estar em contexto escolar. Os benefícios da atividade são notórios após cada sessão semanal. As crianças revelam maior foco nas atividades propostas e na postura dentro da sala. São irrefutáveis melhorias no que concerne à concentração, calma e atenção. Não restando qualquer dúvida sobre os benefícios da atividade, as docentes de São Cristóvão pretendem mantê-la ao longo de todo o ano letivo”, concluiu a educadora.













