
“Arte em Transformação” é um projeto artístico, desenvolvido pela Cercimor em parceria com a Casa João Cidade e a Associação 29 de Abril, que pretende assinalar o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência.
Trata-se de uma exposição inspirada na obra de Joan Miró, escultor, pintor, gravurista e ceramista Espanhol que está patente ao público no Auditório Municipal de Vendas Novas até ao dia 31 de Dezembro de 2025.
Cristina Saloio, presidente da direção da Cercimor, contou que “a Cercimor durante o ano de 2024, iniciou um projeto artístico em que dominámo-lo “Arte em Transformação”. Esse projeto foi feito em parceria com a Casa João Cidade e a Associação de 29 de Abril, com o objetivo, nesse mesmo ano, de comemorar e assinalar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. Então, o que se pretendia é que, de alguma forma, fossem apresentadas à comunidade obras de arte realizadas pelos clientes das três entidades, inspiradas no artista Juan Miró, um escultor, pintor, ceramista espanhol, que, de alguma forma, nos veio trazer aqui também a ideia daquilo que é possível, através da arte, incluir as pessoas com deficiência. Porque facilita a expressão individual, faz a sua superação de barreiras e promove, de alguma forma, a diversidade. Esta prática artística pode ajudar no desenvolvimento de capacidades motoras, cognitivas e sociais. Nesse sentido, e após o sucesso da inauguração em 2024, consideramos que esta exposição devia ter um carácter itinerante e, por isso, este ano, em 2025, da mesma forma, querendo assinalar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, pensámos fazer inauguração dessa mesma exposição, a “Arte em Transformação”, em Vendas Novas”.













