
Amanhã, dia 6 de dezembro será inaugurado o Monumento aos Combatentes da Guerra do Ultramar, na Carreira de São Francisco, em Montemor-o-Novo.
Com a presença de entidades civis e militares, serão condecorados com a medalha comemorativa de campanha alguns ex-combatentes, seguido de um almoço, no pavilhão de exposições de Montemor-o-Novo.
Custódia Leal, secretária do Núcleo da Liga dos Combatentes de Montemor-o-Novo, adiantou à RNA, como surgiu a ideia da construção deste monumento, referindo que “o presidente José Leal, tinha muita vontade de ter um monumento aos combatentes da Guerra do Ultramar visto já existir um monumento aos combatentes da Grande Guerra e da Guerra de França, mas não significava muito para aqueles que estiveram no Ultramar. Ao longo do tempo foi persistindo até que se conseguiu com a ajuda da Câmara, que nos facilitou muito e que realmente nos deu o dinheiro para nós conseguirmos construir aquele monumento”.
“O monumento fica situado na carreira de São Francisco, aquela rua que tem a passagem para a escola C+S, e depois também para as piscinas. Acho que fica centralizado ali no meio onde muitos miúdos vão passar e vão perguntar o que é aquilo, porque as gerações mais novas não sabem o que é que se passou no 25 de Abril, antes do 25 de Abril, e acho que aquilo é o motivo para eles perguntarem o que é aquilo, o que significa para os combatentes”, acrescentou.
“Depois de acabar a cerimónia, onde serão condecorados ex-combatentes com as medalhas de campanha, onde serão feitos discursos por entidades civis e talvez militares, segue-se o almoço no pavilhão de exposições. Qualquer pessoa pode participar no almoço, a população está convidada para isso. Basta passar pela sede do núcleo, no Largo Parque do Concelho, e inscrever-se”, concluiu.















