Skip to content

I Congresso Internacional: José Saramago, do Berço à Universalidade traz a Montemor-o-Novo um conjunto de investigadores internacionais

No dia 26 de novembro, o Roteiro Literário Levantado do Chão integrou a programação do I Congresso Internacional que debateu o percurso do Nobel da Literatura José Saramago, do Berço à Universalidade. A comitiva, composta por investigadores de várias nacionalidades, como Brasil, México, Espanha, Itália, Estados Unidos e Portugal foi recebida no Arquivo Municipal de Montemor-o-Novo pelo Sr. Presidente Carlos Pinto Sá e pelos técnicos do Município.

Em Montemor,  a comitiva realizou o percurso Germano Vidigal e José Adelino dos Santos, com passagens pela Praça de Touros, Posto da GNR, Castelo, Centro Interpretativo Levantado do Chão e Monumento a José Adelino dos Santos,com o apoio dos técnicos do Roteiro Literário Levantado do Chão.

O almoço decorreu no Freixo do Meio, e a comitiva foi recebida por Alfredo Cunhal. A sustentabilidade e a bolota pautaram a experiência gastronómica.

Durante a tarde, o grupo dirigiu-se a Lavre para realizar o percurso José Saramago em Monte-Lavre. Acompanhados pelos técnicos, os investigadores percorreram os passos de José Saramago em Lavre, com visitas à casa de Mariana Besuga, antiga Cooperativa Vento do Leste, Mercearia de Maria Saraiva e casa de João Domingos Serra. Destaca-se a visita à exposição Lavre: um dos quatro pontos cardeais de José Saramago, na Casa de Leitura que homenageia o autor.

Compartilhe este artigo: