
Mais de 30 mil crianças foram já imunizadas contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) no primeiro mês e meio da campanha nacional de vacinação, iniciada a 16 de setembro de 2025.
Os dados foram divulgados pela Direção-Geral da Saúde (DGS), que considera este resultado “um passo importante na proteção dos mais novos contra a doença grave associada ao VSR”.
A campanha, que decorre até 31 de março de 2026, tem como objetivo proteger cerca de 68 mil crianças elegíveis. Segundo a DGS, o número alcançado “representa um avanço significativo”, numa altura em que se prevê o início do período de maior circulação do vírus.
A vacinação é, recorda a DGS, “a forma mais eficaz de prevenir complicações e internamentos”, contribuindo para reduzir o impacto da infeção na procura por cuidados de saúde e para um inverno com mais saúde.
A Campanha de Imunização contra o VSR 2025/2026 decorre nas maternidades dos setores público, privado e social, para as crianças nascidas entre 16 de setembro de 2025 e 31 de março de 2026 e nas instituições do SNS, para as crianças nascidas entre 1 de junho e 15 de setembro de 2025, bem como para as crianças com fatores de risco definidos.
O Vírus Sincicial Respiratório circula predominantemente durante o outono e inverno, coincidindo com outros vírus respiratórios e gastrointestinais. Pode levar ao desenvolvimento de doença grave e hospitalização em crianças pequenas, prematuros e em crianças com fatores de risco acrescido.
Na campanha anterior (2024/2025), foram imunizadas 86% das crianças elegíveis.














