
A Oficinas do Convento, em Montemor-o-Novo, encontra-se a implementar a 3a edição do projeto Centro Mutável, com curadoria de João Rolaça e Margarida Alves.
Um ciclo de workshops, conversas e exposição que promove uma experiência de criação artística e reflexão em Montemor-o-Novo. Num ambiente colaborativo e exploratório, os artistas convidados guiarão os participantes em atividades que conectam a cidade, a paisagem e os seus processos criativos.
João Rolaça, diretor artístico das Oficinas do Convento, em declarações à RNA, referiu que “o Centro Mutável é um projeto de investigação artística que se compõe por workshops, conversas e exposição. Ele vai na terceira edição com o tema “Exercício Especulativo” e, no fundo, o objetivo principal deste workshop é aproximar as pessoas, a comunidade, dos processos artísticos e dos artistas focando-se não tanto na criação de obras de arte finais e acabadas mas antes de nos envolvermos no processo e no pensamento dos artistas ou nas ideias que eles trazem para o workshop. Eles procuram sempre uma relação direta com o nosso lugar de Montemor-o-Novo seja com a sua cidade, com algum espaço em particular, por exemplo já aconteceram atividades no Centro Juvenil, no Castelo, nos Lavadouros, o Centro de Investigação de Cerâmica, e noutros lugares também ou percursos que se fazem pela cidade olhando através dos olhos desses artistas para aspetos como, por exemplo, já aconteceu da arquitetura que tipo de casas é que nós habitamos, como é que elas são ou a paisagem e a distância que vemos lá de cima do castelo como é que é a distância e a proximidade das coisas portanto, à nossa volta, como é que isso influi no nosso pensamento, enfim, uma série de experiências”.
Esta edição conta com três artistas convidados para trabalhar o tema do exercício especulativo: Maja Escher, João dos Santos Martins e David Gonçalves.
“Para este workshop, Maja Escher, propõe uma caminhada pela encosta do castelo, explorando os espaços e as pessoas que habitam essa paisagem — em particular algumas das hortas existentes ali. O foco será perceber que tipo de relação estas pessoas estabelecem com o lugar e com a própria ideia de agricultura: o ato de cultivar a partir da terra, os conhecimentos que ali circulam, aquilo que se aprende e aquilo que permanece desconhecido, e de que modo tudo isso pode ser reinterpretado a partir de outras perspetivas. A proposta inclui também exercícios plásticos — desenho, construção de objetos e outras práticas feitas em conjunto, sempre guiadas pela artista. Esta atividade decorre nos dias 6 e 7 de dezembro”, sublinha João Rolaça.
“O João dos Santos Martins é um coreógrafo e artista, portanto mais ligado à dança e ao movimento. O workshop dele vai acontecer no Cine Teatro Curvo Semedo, numa das salas, e vai explorar o movimento e o improviso enquanto dança — não no sentido de fazermos uma coreografia e dançarmos todos juntos, mas enquanto exploração do movimento do corpo: como é que reagimos de forma espontânea e intuitiva, a pé, uns com os outros e com os espaços. Portanto, começamos no Cine Teatro Curvo Semedo, mas, a partir dessas ideias e desses movimentos que o João dos Santos Martins nos vai dar, eles vão depois ser explorados também em espaços fora do Cine Teatro. Esta ideia de movimento vinha da vontade de trazer movimento e de nos fazer dançar, no fundo, juntos, de alguma forma”, acrescenta.
David Gonçalves “é um artista que está muito ligado ao desenho, à escultura e à instalação. E ele tem uns desenhos muito fortes porque revelam uma grande fisicalidade do corpo dele e das matérias. Ele risca coisas com muita intensidade e depois desenha com ferramentas fora do lugar para o desenho, tipo desenhos com rebarbadora, desenhos sobre materiais diferentes, que depois combina e cria objetos muito próprios, muito únicos dele”.
“Quem quiser participar pode consultar o site das oficinas do Convento e do Projeto Centro Mutável. A inscrição tem o valor de 60€. Sócios, reformados e desempregados têm um desconto de 10%. Esta inscrição inclui dois dias de workshops completos, com tudo o que for preciso para essa atividade. E o almoço também, nesses dois dias, já está incluído”, rematou.















