
Aproxima-se mais uma edição do Festival de Sopas de Montemor-o-Novo, evento de forte peso no panorama turismo gastronómico alentejano que, este ano, se realiza entre os dias 7 e 9 de novembro.
Carlos Carpetudo, coordenador da unidade de turismo da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, adiantou à RNA, que “o 21º Festival de Sopas de Montemor-Novo, que decorre de 7 a 9 de novembro no Pavilhão de Exposições Municipal, é um evento já consolidado na promoção da nossa gastronomia. A sopa é o elemento central, portanto, este ano mantemos o foco na celebração do sabor, da tradição, e uma novidade importante é o regresso da votação para a Melhor Sopa, permitindo ao público participar ativamente na distinção da Melhor Sopa desta edição. Contamos este ano com a participação de 12 restaurantes, entre restaurantes e associações. Estes parceiros, que são os verdadeiros protagonistas do evento, dedicam-se a confecionar uma vasta oferta de sopas típicas, sopas que são representativas da região”.
“Para complementar a experiência gastronómica, o evento contará com um programa diversificado de animação cultural e musical ao longo dos três dias, bem como com a presença de produtores regionais, que proporcionarão aos visitantes a oportunidade de adquirir produtos locais.

Sexta-feira, dia 7 de novembro, a abertura do festival será marcada pela atuação do Grupo Coral Fora D’Oras, considerado um dos melhores representantes do canto alentejano da região. Mais tarde, pelas 21.00 horas, o público poderá assistir ao concerto Outros Cantos do Sul, com Pedro Mestre, que combina o cante alentejano com a sonoridade tradicional da viola campaniça.
Sábado, dia 8 de novembro, durante a tarde, o recinto será animado pela atuação do Grupo New Balkan Collective, que trará ritmos vibrantes e uma fusão cultural única. À noite, o evento será inteiramente dedicado ao Fado nas Sopas, oferecendo ao público uma experiência musical mais intimista e emocional.
Domingo, dia 9 de novembro, no último dia do festival, a animação do recinto ficará a cargo do Rancho Folclórico e Etnográfico Montemorense, que irá promover e celebrar a cultura e as tradições locais”, concluiu.
 
								 
         
        














