
A centenária Feira D’Aires onde o profano e o sagrado andam de mão dadas abre, hoje, sexta-feira, ao público junto ao Santuário de N.ª Sr,ª D’Aires, em Viana do Alentejo, com a presença de cerca de 80 expositores dos mais variados setores de atividade.
Durante quatro dias, um dos certames mais emblemáticos da região Alentejo, garante muita animação, para além das exposições, da feira franca, das tasquinhas, da gastronomia, do cante alentejano, do folclore e dos concertos com artistas bem conhecidos do grande público, nomeadamente Quem é o Bob? e Danni Gato (26), Nininho Vaz Maia (27), Ortigões e Lobo Levy (28) e Monda & Tim (29).
A par das atividades económicas que vão ficar instaladas no pavilhão de exposições/atividades económicas, a feira oferece ainda mais dois pavilhões, um dedicado à gastronomia e um outro aos espetáculos.
Na tenda da gastronomia para além da animação musical com Descendentes, Luís Simenta e João Realista, há ainda dança, cante alentejano, Tuna Popular do Polo de Viana do Alentejo da UPTE/UÉ e o X Festival de Acordeão, promovido pela Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos de Viana do Alentejo.
No pavilhão dos espetáculos, o destaque vai também para o XIV Festival de Folclore Feira D’Aires com a presença do Rancho Folclórico de Alfarrobeira (Vila Franca de Xira), do Grupo Etnográfico Samora e o Passado (Samora Correia) e do Rancho Folclórico Flor do Alto Alentejo (Évora) e para a Alta Rotação, promovida pelo Grupo Motard Os Xananas de Viana do Alentejo, com os Dj’s Grouse, Paulo B, KX CONNECTIONS (Daniel K & Xinha) e VMAX.
Para os aficionados da festa brava, o destaque vai para a XVII Corrida de Toiros realizada pela Associação Equestre de Viana do Alentejo, no domingo, a partir das 16h30. Em praça vão estar os cavaleiros António Prates, Joaquim Brito Paes e Paco Velásquez e na lide de um novilho amador Vítor Cabaço, e os Grupos de Forcados Amadores de São Manços e de Monsaraz.
De salientar também a feira franca e as manifestações religiosas, cujo ponto alto é a procissão em torno do Santuário, no domingo, a partir das 16h30.
Com entrada livre, o certame que celebra o profano e o sagrado, é organizado pelo Município de Viana do Alentejo com o apoio das juntas de freguesia do concelho e associações locais.