Skip to content

CLDS 5G Ativar Montemor promoveu atividade intergeracional para assinalar o dia dos avós (c/fotos)

O projeto CLSD 5G Ativar Montemor comemorou na manhã desta segunda-feira, dia 28 de julho, o dia dos avós com uma atividade no Pavilhão Gimnodesportivo da EB2/3 de S. João de Deus, em Montemor-o-Novo. Tratou-se de uma atividade entre gerações onde todos tiveram a oportunidade de brincar e partilhar saberes.

Isabel Soares, coordenadora do projeto, em declarações à RNA, referiu que “estes eventos permitem que várias gerações se encontrem, é um espaço de convívio e também um espaço de brincar, em que os miúdos brincam, os idosos brincam e há este voltar às origens. É bom brincar, é bom fazer coisas fora do comum, é bom sair da zona de conforto e esta interação é sempre interessante de se ver e de se dinamizar”.

O balanço desta iniciativa é “extremamente positivo, nós tivemos uma forte adesão, tanto de ATL, Jardim de Infância, das instituições com pessoas com deficiência, instituições com pessoas idosas, pessoas da comunidade, alguns avós, pessoas dos grupos que nós dinamizamos, conseguimos chegar às várias faixas etárias que nós queríamos, dos vários segmentos, o que nos deixa extremamente satisfeitos. Juntámos mais de 250 pessoas, é gratificante perceber esta adesão em massa, uma atividade no dia 28 de julho, um dia com bastante calor e é uma coisa interessante de se ver”, sublinhou.

Esta ideia é “para repetir em outros moldes, porque em cada ano fazemos uma coisa diferente, sendo a comemoração do dia dos avós, para o ano teremos outra forma de fazer isto, mas é importante que se perceba que os avós podem brincar com os netos, podem transmitir, podem fazer coisas que os meninos fazem, da mesma maneira que os meninos podem fazer coisas que os avós fazem. Este ano privilegiamos coisas que os meninos fazem, para os avós fazerem. E noutras alturas devemos pensar noutras coisas”, rematou a coordenadora.

Quem também esteve presente no evento foi Sílvia Santos, vereadora da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, que referiu que “é sempre gratificante juntar esta população mais idosa com os mais jovens. Portanto, este tipo de iniciativas, neste caso do CLDS, também com o apoio do Monte Dentro e por trás a Câmara Municipal, são iniciativas de excelência porque permitem que haja partilhas, haja afetos e os mais velhos gostam sempre de estar com os mais novos, mas os mais novos também têm muito a aprender com os mais velhos. Portanto, nós somos apologistas deste tipo de atividades intergeracionais, porque sentimos também da parte de quem participa que tem gosto em fazê-lo, todas aquelas que pudermos participar também faremos parte, com certeza”.

Compartilhe este artigo: