
Teve início dia 12 de junho, a passagem da PT.25 – Plataforma Portuguesa de Artes Performativas por Montemor-o-Novo. Depois de ‘Inverted Landscapes’ ter aberto a iniciativa d’O Espaço do Tempo’ aos olhos do público, também ‘Blackface’, de Marco Mendonça’ e ‘N-O-R-M-‘, de Diana Niepce, estiveram em cena em dois dos espaços mais simbólicos da cidade.
‘Blackface’ foi apresentado pelas 18.30 horas no Cineteatro Curvo Semedo. A performance a solo fala-nos da prática teatral racista que dá nome ao espetáculo. Nesta peça que mistura stand-up comedy com fantasia, sátira com teatro físico e o burlesco com o documentário somos convidados a refletir sobre a existência do racismo em Portugal.
Por sua vez, ‘N-O-R-M-‘ entrou em cena na arena da Praça de Touros. Esta é uma peça de dança, circo e performance criada a partir do texto ‘No Teatro de Fantoches’, de Heinrich Von Kleist. A performance incentiva-nos a olhar para a história e refletir sobre o lugar da violência social que contribuiu para a exclusão e marginalização de comunidades rotuladas como sendo “fora da norma”. O espetáculo contou a assistência do Vereador com o Pelouro da Cultura e Arte, Henrique Lopes.