
Foi apresentado, no Bairro 23 de Junho, na Rua do Comércio, no Couço, concelho de Coruche, o mural de grande escala “O Povo em 1975”, da artista Mariana Duarte Santos, criado a partir das fotografias documentais de Fausto Giaccone.
A obra, integrada nas comemorações dos 51 anos do 25 de Abril, é uma intervenção artística que se expande a gesto de justiça visual em resgate da memória. Ali voltam a exprimir-se os rostos anónimos que em 1975 protagonizaram o momento mais transformador da História recente portuguesa — mulheres e homens da Reforma Agrária, camponeses em marcha, cravos em punho, futuro nos olhos.
Mariana Duarte Santos, que já havia participado na Bienal de Coruche em 2021, regressou agora ao Concelho com um trabalho de arte pública profundamente simbólico, enraizado na memória local e coletiva. No Couço, terra de resistência e luta, a Revolução ganhou agora também cor, escala e permanência.