
A partir do próximo sábado, dia 22 de fevereiro, o Antigo Posto Médico de São Cristóvão, no concelho de Montemor-o-Novo, torna-se num Atelier de Pintura, que será espaço de divulgação dos trabalhos do pintor aguarelista Júlio Jorge e espaço de aprendizagem e prática da arte da pintura.
Júlio Jorge, em declarações à RNA, referiu que “a ideia surgiu quando eu me mudei para São Cristóvão, há um ano atrás, porque eu estava a viver em Montemor. Falei com a junta de freguesia para saber se haveria disponibilidade ou haveria interesse em abrir um espaço aqui onde eu pudesse trabalhar e, ao mesmo tempo, dar aulas da Aguarela a quem estivesse interessado, e a junta disponibilizou logo o espaço do antigo posto médico, que estava vazio, temos estado a trabalhar na preparação desse espaço para ficar em condições de poder trabalhar nesta questão da aguarela”.
Para ensinar a arte da pintura em aguarela, o artista adiantou à RNA, que “há disponibilidade um dia por semana, sendo que a prioridade vai para as crianças da escola. Os meninos que andam aqui na primária têm essa prioridade. E depois para os adultos, que eventualmente estejam interessados, temos que arranjar um tempo para que eles também possam aprender alguma coisa”.
Para aprenderem “as pessoas têm que ter pincéis adequados para trabalhar com a aguarela, aguarelas em pastilha ou em tubo, depois o papel próprio para pintar a aguarela, um reservatório para a água, a aguarela tem que ser com água, e fita amarela autocolante para fixar o papel, só isso”, remata.