A Câmara Municipal de Mora viu aprovado o apoio financeiro ao Funcionamento dos Gabinetes Técnicos Florestais Municipais no valor de cerca de 14.000.00€.
Através do Gabinete Técnico Florestal, a Câmara Municipal poderá não só implementar medidas mais eficazes para prevenir e combater incêndios florestais, como também investir na proteção, valorização e defesa das zonas de vegetação da região.
Além da prevenção de incêndios, o gabinete atua noutras áreas, como o ordenamento florestal, a promoção da biodiversidade e o desenvolvimento de atividades florestais sustentáveis.
Paula Chuço, presidente da Câmara Municipal de Mora, adiantou à RNA, que se trata de “um apoio que nós temos tido há vários anos e concorremos novamente, nós temos um gabinete de apoio florestal e o que acontece é que mais uma vez candidatamo-nos e tivemos um valor, sensivelmente à volta dos 13 mil euros de apoio, que nos vai ajudar, a pagar, digamos assim, a algum técnico que temos nesta área e que está connosco sempre. É a continuidade de uma candidatura, que fazemos todo ano e que nos ajuda imenso, porque assim podemos ter aqui um técnico que nos vai ajudando na área florestal e faz-nos mesmo muita falta, uma vez que também temos aqui uma área, que tem que ter sempre aqui algum cuidado, alguém que esteja sempre a ver e a cuidar da parte florestal do nosso concelho”.
“Tudo o que é candidaturas que nos possam vir a ajudar, nós tentamos sempre concorrer e quando temos instituições aprovadas mesmo com valores mais baixos, como falámos há pouco, que eram 6.000 e qualquer coisa a euros, estes são à volta de 13.000, mas todas estas quantias que vamos conseguindo hoje nas candidaturas é muito bom e ajuda a autarquia a suportar custos e ajuda a dar uma melhor resposta e um melhor serviço aos nossos munícipes”, remata.