O Município de Elvas vai apoiar, já este Natal, as compras no comércio local, com a campanha “Elvas, Comprar é Ganhar”. Quem fizer compras nos estabelecimentos aderentes à campanha em todo o concelho, entre 15 de novembro a 7 de janeiro, fica habilitado a ganhar vouchers para gastar no comércio local.
Lembrando que todo o dinheiro atribuído aos munícipes, ao nível dos diferentes programas sociais da Câmara Municipal, num valor total de “cerca de um milhão de euros” tem vindo “a ficar todo na economia local”, o presidente Rondão Almeida assegura que a ajuda a este setor tem sido “uma das principais preocupações” do executivo. “Mas chegámos a uma conclusão: é pouco”, garante, dando conta que é nesse sentido que surge esta campanha.
Na campanha “Elvas, Comprar é Ganhar”, a ter lugar, não só na época de Natal, como também na da Páscoa, a Câmara Municipal faz um investimento total de 150 mil euros, “que irão para o bolso dos elvenses”. “Os elvenses têm de se começar a habituar a fazer as suas compras, sempre que possível, no comércio local, se é que não querem, de uma vez por todas, ver a cidade completamente deserta”, remata o autarca.
Nesta campanha, explica por sua vez o vereador Cláudio Monteiro, podem participar todos os estabelecimentos de comércio a retalho e serviços do concelho de Elvas, com área inferior a 750m2 e inseridos em superfícies comerciais. Contudo, há produtos e serviços que ficam de fora, na altura da atribuição dos vouchers, como o álcool, o tabaco, os combustíveis (com exceção do gás) e “as comunicações e o pré-pago”. “Tudo o resto está englobado”, assegura.
Neste momento, uma equipa da Câmara Municipal “está a entrar em contacto com as empresas do concelho de Elvas”, para dar a conhecer o programa e para explicar como se podem inscrever na campanha, preenchendo o devido formulário. “Mais tarde, vai outra equipa entregar o dístico” de estabelecimento aderente.
A cada estabelecimento comercial aderente a autarquia irá atribuir gratuitamente um total de 200 cupões, sendo que cada cliente que faça uma compra igual ou superior a dez euros tem direito a um cupão, até um máximo de dez cupões por fatura. Estes cupões, depois de preenchidos, devem ser depositados na tômbola que irá estar instalada no Posto de Turismo da Praça da República, sendo, posteriormente, sorteados 150 prémios por cada sorteio (realizados a 13 de dezembro e 10 de janeiro), no valor total de 37.500 euros cada.
Os prémios atribuídos vão desde os 60 aos 1.500 euros, convertidos em vales de 20 euros. Com isto, a Câmara Municipal permite que “qualquer vencedor possa gastar dinheiro em diferentes empresas e não apenas em uma”, explica Cláudio Monteiro.
O prémio será entregue em vales de compras, sendo estes válidos apenas nos estabelecimentos comerciais aderentes à iniciativa, e os resultados dos sorteios divulgados nas várias plataformas digitais do Município de Elvas, no prazo máximo de cinco dias úteis seguintes ao da realização do sorteio.
Todas as informações sobre as normas do programa “Elvas, Comprar é Ganhar” estão disponíveis no site da Câmara Municipal de Elvas.