Melhores animais da pecuária extensiva em exposição na Expomor

Montemor-o-Novo é a capital nacional da pecuária extensiva, muito devido ao trabalho desenvolvido pela APORMOR que, entre esta quarta-feira, 28 de agosto, e segunda-feira, dia 2 de setembro, promove, em conjunto com a Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, mais uma edição da Feira da Luz/Expomor.

De acordo com o presidente da APORMOR, Joaquim Capoulas, a Expomor tem vindo “a afirmar-se, ano após ano, como o grande ponto de encontro das espécies de pecuária ligadas ao pastoreio extensivo, que ocupa 65% do território agrícola”.

Considerando que “é fundamental que, na agricultura, se cumpra o papel, não só de ocupação do território, mas também de produção de alimentos e de defesa dos ecossistemas”, Joaquim Capoulas lembra que é nessa área que a APORMOR tem vindo “a apostar e a ter sucesso”.

Ao longo dos seis dias de Expomor, vão decorrer os mais diversos colóquios, dedicados a temas como prados e pastagens, o porco alentejano, a importância da conservação do território e a sanidade animal. No sábado, o grande destaque vai para os concursos da raça do ano, a raça bovina Limousine.

Joaquim Capoulas lembra ainda o peso financeiro que o evento tem, não só à Câmara Municipal, mas também para a Apormor, dado que este é um certame que conta com entradas gratuitas. “A APORMOR tem uma ajuda da Câmara, mas gasta muito mais que isso, porque é um investimento que fazemos na manutenção destes equilíbrios rurais. Vamos ter os colóquios, onde vamos tratar da parte legislativa e depois vamos ter a mostra de animais. Os melhores animais que há no país, na pecuária extensiva, vão estar aqui”, remata o presidente da APORMOR.