Vila Viçosa alarga isenção de IMI de três para cinco anos

Vila Viçosa é um dos 20 municípios do país que aderiu à medida de isenção de IME para cinco anos, sendo o único no Alentejo.

Esta medida, de acordo com a Câmara Municipal de Vila Viçosa, “permite alargar a isenção temporária do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) de três para cinco anos a quem comprou a primeira casa para habitação própria e permanente ou fez obras de reabilitação”.

Este apoio excecional, “criado para minimizar o impacto da subida vertiginosa das taxas de juro Euribor do crédito à habitação, pode ser concedido desde que o rendimento bruto anual do proprietário ou do seu agregado familiar não ultrapasse os 153 mil euros, que a casa seja para habitação própria e permanente e que o seu valor patrimonial tributário não exceda os 125 mil euros”.

Os executivos camarários têm a possibilidade de propor às assembleias municipais a extensão do período de isenção de três para cinco anos, o que aconteceu no caso de Vila Viçosa.

Esta “é mais uma medida de apoio aos jovens e um incentivo à fixação de pessoas no nosso concelho”, garante a Câmara de Vila Viçosa.