Skip to content

Município de Montemor quer tornar recolha de óleo alimentar “mais eficiente”

O Município de Montemor-o-Novo terminou, no mês de julho, a instalação de 15 oleões para a recolha de Óleo Alimentar Usado (OAU), na cidade e freguesias rurais.

“Fizemos chegar estes equipamentos a duas freguesias que não tinham, Cabrela e São Cristóvão” o que permitiu, segundo o presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, Olímpio Galvão, que “neste momento todo o concelho esteja dotado destes olões para recolha de óleo Alimentar Usado”, com vista a melhorar o ambiente e valorizar o óleo Alimentar Usado (OAU).

Estes novos oleões (metálicos e de cor cinzenta) estão equipados com sensores que permitem que a monitorização em tempo real, sabendo-se assim qual o estado de enchimento do oleão e o número de depósitos que foram lá colocados.

Os OAU quando despejados indevidamente no esgoto doméstico, podem danificar os canos, dificultando e provocando problemas nas Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR). Quando eliminados de forma errada, constituem um potencial perigo de contaminação, quer dos solos, quer das águas, acrescenta o autarca.

Os OAU cheios são encaminhados e podem ser valorizados, obtendo-se biodiesel ou sabão.

Compartilhe este artigo: