A Comunidade de Leitores da Biblioteca Almeida Faria, de Montemor-o-Novo, que já conta com 14 anos de existência, tem vindo, ao longo de 2023, a promover diferentes ciclos temáticos, sempre com o intuito de promover a leitura, estando já a preparar, para final do ano, um novo dedicado a Eugénio de Andrade.[shc_shortcode class=”shc_mybox”]
Esta promoção da literatura, com a realização de leituras em conjunto, garante o responsável pela comunidade, Nuno Cacilhas, resulta numa “experiência diferente”, com a possibilidade do “confronto de perspetivas literárias”. “Ler em conjunto é partilhar a nossa experiência da leitura com outras pessoas, que nos vão dar uma visão diferente do mesmo objeto de leitura, e é isso que torna maior estas sessões da comunidade”, acrescenta.
Ainda que reconheça que a internet, ao longo dos últimos anos, tenha vindo “a roubar o prazer da literatura”, Nuno Cacilhas lembra que ler um livro é “algo único”. A comunidade, diz ainda, é um projeto já “cimentado” na biblioteca municipal de Montemor, não tendo dúvidas que estes ciclos temáticos são “uma aposta ganha”.
Com uma segunda e última sessão do Ciclo “Ler aos Quadrados”, dedicado à Banda Desenhada, agendada ainda para 28 de setembro, a Comunidade de Leitores, no final do ano, vai promover um outro, por ocasião do centenário do nascimento de Eugénio de Andrade, um “grande vulto da literatura portuguesa”.
[/shc_shortcode]